https://themis.org.br

Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Themis é reconhecida no III Prêmio Fórum Justiça de Direitos Humanos do RS

A Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos foi reconhecida no III Prêmio Fórum Justiça de Direitos Humanos do Rio Grande do Sul, entregue na última semana de dezembro. A premiação tem como objetivo valorizar e dar visibilidade a iniciativas que fortalecem os direitos humanos, o acesso à justiça e a defesa da democracia no Estado.

A organização conquistou o segundo lugar na categoria Justiça Climática, que reconhece ações voltadas à participação social, ao respeito às garantias fundamentais e ao fortalecimento das instituições democráticas, especialmente diante dos desafios impostos pelas emergências climáticas. O reconhecimento destaca a relevância de iniciativas que articulam direitos humanos e justiça ambiental em um contexto de crescentes desigualdades sociais e impactos climáticos.

O projeto premiado foi o Curso para Promotoras Legais Populares: Atuação em Emergências Climáticas, realizado em Porto Alegre e no Vale do Taquari. A iniciativa reafirma o compromisso da Themis com a justiça social e ambiental, ao capacitar mulheres para atuarem na defesa de direitos e no enfrentamento das consequências sociais das crises climáticas em seus territórios.

A Themis foi representada na premiação pelas Promotoras Legais Populares Maria Inês Barcelos, Sônia Mariza Ribeiro e Letícia Fagundes, além de Malvina Beatris Souza, PLP e conselheira diretora da organização. “Nem todas nós fomos desabrigadas pelas chuvas, mas todos estávamos lá, na linha de frente quando necessário. A gente não recua nunca, sobretudo  quando sabemos a importância da nossa atuação”, explicou Bia.

Promovido pelo Fórum Justiça, o prêmio busca reconhecer projetos que contribuam para a consolidação dos direitos humanos no Rio Grande do Sul. Cada edição aborda temas centrais para o fortalecimento da democracia: a primeira destacou a luta por direitos e a não criminalização dos movimentos sociais; a segunda teve como foco a justiça climática; e, nesta terceira edição, o destaque recaiu sobre a democracia e a participação social como condições indispensáveis para a efetivação dos direitos humanos.


Veja outras notícias

')