Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Web App Laudelina


 

 


O aplicativo Laudelina foi desenvolvido pela Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos e pela Federação Nacional de Trabalhadoras Domésticas para divulgar os direitos das trabalhadoras domésticas e incentivar a criação de uma rede de apoio entre as profissionais.

O nome da ferramenta é uma homenagem a Laudelina de Campos Melo, ativista do movimento negro que criou em 1936, na cidade de Campinas (SP), a primeira associação de trabalhadoras domésticas no Brasil. Por décadas, os direitos da categoria foram muito limitados: apenas em 2013, com a Emenda Constitucional 72, e em 2015, com a Lei Complementar 150, direitos básicos como o limite da jornada de trabalho e o pagamento de horas extras foram regulamentados.

Ao acessar o aplicativo, é possível utilizar uma calculadora de salário e de benefícios, contatar o sindicato mais próximo e organizações de proteção em diferentes cidades brasileiras.

Em 2020, o aplicativo foi premiado no Equals in Tech, uma das principais premiações do mundo voltadas a reconhecer tecnologias que diminuem a desigualdade de gênero.

A ferramenta inspirou iniciativas semelhantes na Colômbia, no México e no Peru. No final de 2022, recebeu uma nova versão: agora, é possível acessar Laudelina diretamente no navegador do celular ou do computador, sem a necessidade de baixar o aplicativo. Além de democratizar seu uso, uma das novidades da atualização da ferramaneta é a criação de um formulário para denunciar racismo, trabalho doméstico análogo à escravidão e abusos no ambiente de trabalho.

 

Acesse o aplicativo Laudelina no link: https://laudelina.com.br/

Para acompanhar as novidades sobre o projeto Laudelina, siga a página no Facebook: https://web.facebook.com/aplicativolaudelina/

.