Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Themis abre inscrições para novo Curso de Promotoras Legais Populares na Lomba do Pinheiro e na Agronomia

A 17ª edição do Curso de Formação de Promotoras Legais Populares promovido pela THEMIS – Gênero, Justiça  está com inscrições abertas de 30 de março a 19 de abril. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por jovens e mulheres maiores de 18 anos. A ficha está disponível logo abaixo e também no Centro de Promoção da Criança e do Adolescente – Instituto São Francisco de Assis (CPCA – Estrada João de Oliveira Remião, n. 4444, Lomba do Pinheiro).

 

O objetivo do curso é  formar um grupo de mulheres Promotoras Legais Populares (PLPs), lideranças comunitárias da Microrregião 9 (Bairros Agronomia e Lomba do Pinheiro). Elas terão acesso a noções básicas de Direitos Humanos, Direitos das Mulheres e Organização do Estado e da Justiça. O curso será de 68 horas/aula.

 

As PLPs atuam voluntariamente em suas comunidades na orientação e na triagem de demandas de violações de direitos, bem como na articulação com a rede de serviços públicos socioassistenciais. De acordo com a THEMIS, a entidade atua na formação de PLPs desde 1993 com o intuito de formar multiplicadoras de Direitos Humanos nas mais diversas comunidades. O objetivo é promover a conscientização de que todas as mulheres têm acesso à Justiça e também fazem parte desse sistema e, por isso,  podem atuar dentro dele se souberem as etapas de cada rito.

 

Ao longo de 22 anos, a THEMIS já formou cerca de 500 PLPs em 14 edições do curso, as quais atuam em bairros como a Restinga, Morro da Cruz, Centro e cidades como Canoas e Novo Hamburgo. Conforme a Assistente Social e Promotora Legal Popular, Guaneci Ávila, que também está coordenando a atividade, o Curso de PLPs é um instrumento de transformação da vidas das mulheres que dele participam. “Primeiro nós mudamos nossa própria vida, depois multiplicamos os nossos conhecimentos para nossa família e vizinhos. Esse empoderamento e exercício da liderança comunitária muda nossas vidas e as nossas comunidades”, afirma.

 

A Seleção Coletiva das participantes acontecerá dia 21 de abril, às 13:30, no Auditório do CPCA (Estrada João de Oliveira Remião, n. 4444, Lomba do Pinheiro). O curso é realizado pela Themis, com o apoio do Fundo Elas de Investimento Social, da Assembleia Legislativa e do Centro de Promoção da Criança e do Adolescente – Instituto São Francisco de Assis.

INSCREVA-SE AQUI

 

 

 


Veja outras notícias

.