Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Nota de falecimento: Ieda Maria Dias Cardoso

A Themis lamenta profundamente o falecimento da Promotora Legal Popular (PLP) Ieda Maria Dias Cardoso, que teve importante atuação na assistência a mulheres vítimas de violência. Ieda nasceu em Alegrete (RS), onde começou a atuar aos oito anos como trabalhadora doméstica, atividade que manteve ao se mudar para Porto Alegre em busca de novas oportunidades.

Em 1994, formou-se na primeira turma de PLPs, na zona Leste de Porto Alegre. A experiência marcaria sua trajetória: durante anos, participou do Serviço de Atendimento à Mulher (SIM) da Bom Jesus, zona leste da Capital, uma atuação que a realizava. “Foi uma atividade significativa na vida dela. Muitas mulheres que ela auxiliou ainda a reconheciam na rua”, conta a filha, Michele Cardoso de Lima.

Ieda também foi presidenta da Associação Santa Rita de Cássia, que ajudou a fundar, na vila Boa Vista, bairro Jardim Carvalho, em Porto Alegre. A instituição, dedicada à assistência pedagógica para crianças no período extraclasse, além de atendimento de assistência social, violência doméstica e atendimento psicológico, completou 20 anos em 2020.

Nos últimos anos de vida, também foi ministra da eucaristia na igreja católica. Ela sofria de insuficiência cardíaca e faleceu devido a um ataque cardíaco em 21 de maio, aos 73 anos. A Themis se solidariza à dor da família.


Veja outras notícias

.