Themis participa da Vigília Pelo Fim dos Feminicídios no RS
A Themis participou, na noite desta quarta-feira (28/01), da Vigília pelo Fim dos Feminicídios no Rio Grande do Sul, realizada na Praça da Matriz, em Porto Alegre. O ato reuniu centenas de pessoas em um momento coletivo de memória, denúncia e mobilização contra a violência que atinge mulheres e meninas em todo o estado. Com velas acesas e falas de indignação e solidariedade, a vigília reforçou a necessidade de não naturalizar os assassinatos de mulheres em razão de gênero.
“Neste 2026 em que a Lei Maria da Penha completa 20 anos, ela precisa ser implementada de verdade. É preciso orçamento e vontade política para a implementação da legislação na sua integralidade. É preciso a articulação dos poderes públicos e do poder judiciário. É necessário que as políticas públicas sejam implementadas e que os grupos reflexivos de gênero funcionem, para que os homens se responsabilizem e nenhuma mulher mais seja morta por feminicídio”, afirmou a diretora executiva da Themis, Jéssica Miranda Pinheiro.
O encontro deu visibilidade às histórias interrompidas pela violência e reafirmou o compromisso dos movimentos feministas e da sociedade civil com a defesa da vida das mulheres. Os dados são alarmantes. Janeiro ainda não chegou ao fim e o Rio Grande do Sul já contabiliza 10 feminicídios: um caso a mais do que todo o mês de janeiro de 2025. Assista o vídeo:
Ver essa foto no Instagram