https://themis.org.br

Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Themis e Fenatrad realizam agenda sobre trabalho doméstico remunerado em São Paulo

A Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos e a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) realizaram, em São Paulo, uma série de atividades voltadas à valorização e à defesa dos direitos das trabalhadoras domésticas remuneradas.

A agenda teve início no Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), em Guarulhos, com a presença de empresárias e empresários interessados em promover práticas de responsabilidade social e trabalhista. Foram apresentadas as novas funcionalidades do aplicativo Laudelina, além do Guia de Contratação Responsável, desenvolvido em parceria com a Fenatrad, o Ciesp e a Cummins. “Esse evento trouxe um olhar muito mais amplo sobre a importância da parceria e da contribuição das empresas. É fundamental que o setor privado também assuma seu papel no fortalecimento dos direitos trabalhistas”, destacou Luciana Giles, da Cummins Brasil.



A coordenadora geral da Fenatrad, CleidePereira Pinto, reforçou que o aplicativo Laudelina “oferece para as trabalhadoras domésticas uma ferramenta de uso que elas podem conhecer os seus direitos, conhecer onde está o seu sindicato”. A Themis e a Fenatrad também visitaram o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), onde representantes das organizações dialogaram sobre pesquisas e estudos voltados ao trabalho doméstico e possibilidades de cooperação. 

O encerramento das atividades ocorreu no Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de São Paulo, em um encontro marcado por celebração e compromisso coletivo. “Hoje estou muito contente porque estamos realizando um evento sobre o aplicativo Laudelina. Somos trabalhadoras domésticas, somos orientadas, somos amparadas e não estaremos sozinhas enquanto existirem o sindicato e o aplicativo Laudelina”, afirmou Marli Oliveira da Silva, do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos de São Paulo.

A agenda em São Paulo reforçou a importância da união entre diferentes setores na promoção da igualdade, da valorização do trabalho doméstico e da construção de políticas públicas que garantam dignidade e reconhecimento a milhões de mulheres que sustentam o cuidado em todo o país.

 


Veja outras notícias

')