Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

RS é o 4º estado com maior número de feminicídios e o 5º com mais estupros de meninas menores de 14 anos no país

De janeiro a junho deste ano, 51 mulheres foram vítimas de feminicídio no Rio Grande do Sul, o quarto maior número do país. São 10 vítimas a mais do que no mesmo período de 2019, o que representa um aumento de 24,4% nesse tipo de crime. Os dados estão no Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2020, elaborado com informações fornecidas pelas secretarias de Segurança Pública estaduais e autoridades policiais.

Conforme reportagem do Diário Gaúcho, os dados do anuário revelam também que o Rio Grande do Sul é o quinto Estado com mais registros de estupros a crianças e adolescentes com até 14 anos. Foram 997 no primeiro semestre de 2020 — em media, 5,4 casos por dia. Ainda segundo a matéria, o número é 20% menor que o registrado em 2019 (1.253) e pode apontar para uma subnotificação dos casos.

“Temos uma queda de estupros que eu considero elevada, mas acredito que seja uma ilusão e que haja uma cifra oculta muito grande. O que não acontece com o feminicídio, quando há um corpo e um crime com materialidade. O estupro é o tipo de crime que vai chegar na autoridade quando a mulher se sentir segura para isso. E normalmente acontece a revitimização”, disse em entrevista ao Diário Gaúcho a integrante do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e professora de sociologia da UFRGS, Fernanda Bestetti de Vasconcellos.

A pesquisa também apontou que o RS é terceiro estado onde mulheres mais registram ocorrências desse tipo, com 29.565 boletins no primeiro semestre de 2020, atrás apenas de Minas Gerais e do Paraná.

Leia aqui a reportagem completa


Veja outras notícias

.