Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

20 de novembro: Tem início a campanha “21 dias de ativismo”

A campanha internacional  16 dias de ativismo visa chamar a atenção da sociedade para a violência contra a mulher. A campanha tem  início em 25 de novembro, Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, e término no dia 10 de dezembro, Dia dos Direitos Humanos.

No Brasil, a campanha ganhou mais cinco dias de duração, visto que comemoramos no dia 20 de novembro o Dia da Consciência Negra, assim pretende alertar sobre a maior incidência de violência contra as mulheres, principalmente  contra as mulheres negras. Em dez anos, os assassinatos de brasileiras pretas e pardas cresceram 54%, de acordo com Mapa da Violência de 2015.

O dia da Consciência negra  surgiu na década de 1970, quando um grupo de quilombolas no Rio Grande do Sul cunhou  a data para lembrar e homenagear o líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, assassinado nesse dia pelas tropas coloniais brasileiras, em 1695. A representação do dia ganhou força a partir de 1978, quando surgiu o Movimento Negro Unificado no País, que transformou a data em nacional.

A THEMIS – Gênero,  Justiça e Direitos Humanos, celebra o primeiro dia da campanha divulgando sua programação para debatermos questões referentes à violência contra a mulher, feminicídio negro entre outras pautas que merecem destaque todos os dias do ano.

 

Confira a programação da  THEMIS – Gênero, Justiça e Direitos Humanos durante os 21 dias de ativismo:

22/11/2018 – A voz das PLPs: Avaliação e desafios para o futuro

Reunião entre a Themis e as Promotoras Legais Populares  para apresentação do projeto do Ministério Público do Trabalho da 4a Região (MPT 4a) de apoio e fortalecimento aos Serviços de informação à Mulher, na Assembleia Legislativa das 18 horas às 20 horas, com a presença de representação do Ministério Público do Trabalho MPT, o evento é exclusivo para as Promotoras Legais Populares.

23/11/2018 – Minicurso sobre  Aborto e Direitos Reprodutivos
Durante o 8º Seminário da Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde, que ocorrera  entre os dias 23 e 25 de novembro  a THEMIS realizará o  minicurso sobre aborto  discutirá o aborto desde a perspectiva dos direitos reprodutivos. Serão apresentados o histórico dos direitos reprodutivos no âmbito dos documentos internacionais e de decisões internacionais sobre o tema. Serão aprofundados os dados sobre aborto no Brasil, a legislação vigente e propostas de alterações.  O minicurso ocorrerá  das 10h30min às 12h30min  na sala 408 da FACED – Faculdade de Educação da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110 – Farroupilha, Porto Alegre). A Frente Nacional Contra Privatização da Saúde é composta por diversos Fóruns estaduais  em torno da luta por um SUS 100% público, estatal e de qualidade.
23/11/2018 – Mutirão de Atendimento da Defensoria Pública do Estado com a participação das Promotoras Legais Populares

THEMIS, Ouvidoria Pública do Estado e Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS),  realizarão mutirão de atendimento com a participação das Promotoras Legais Populares (PLPs). O atendimento será dia 23 de novembro das 13h30min  às 17h. O objetivo do encontro é orientar a população sobre: guarda, pedido de alimentos, falta de medicamentos, violência doméstica, creche e moradia. O evento ocorrerá na Av. Baltazar de Oliveira Garcia, no 2132, Zona Norte – Porto Alegre/ RS).

 

23/11/2018 – Roda de conversa: Formas de enfrentar o feminicídio negro

Themis Promoverá uma roda de conversa em parceria com Associação Cantinho Da Vó Georgina (Av. Arnaldo Bohrer – Teresópolis, Porto Alegre), sobre feminicídio negro com a comunidade atendida nesta Associação. Dia 23 de novembro de 2018 das 14h30min às 16h30min.

26/11/2018 – Conferência: “Justiça Interseccional” com Kimberlé Crenshaw

A Themis promove a Conferência “Justiça Interseccional” com Kimberlé Crenshaw. Professora de Direito na Faculdade de Direito de Columbia e na Universidade da Califórnia, defensora dos direitos civis e uma das principais estudiosas da teoria crítica da raça, Crenshaw é parceira da Themis desde a nossa fundação.

A atividade será realizada no Auditório da Justiça Federal (Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 600), em Porto Alegre. A conferência também será transmitida ao vivo pela internet na página da Themis no Facebook (https://www.facebook.com/themis.org.br/).

O evento será realizado em parceria com a Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJUFERGS) e conta com o apoio da Escola Superior da Magistratura Federal do Rio Grande do Sul (ESMAFE) e da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da Quarta Região.

De 27/11/2018 a 29/11/2018 – VI Simp. Int. Desigualdades, Direitos e Políticas públicas: Gênero, Interseccionalidades e Justiça

Nos dias 27, 28 e 29 de novembro ocorrerá a sexta edição do Simpósio Internacional Desigualdades, Direitos e Políticas Públicas. O evento é bianual e possui uma temática central; no entanto, a cada edição o evento dá ênfase para uma dimensão diferente. Em 2018, em evidência estarão Gênero, Interseccionalidade e Justiça.

O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unisinos, em parceria com a Graduação em Ciências Sociais, e juntamente com a organização não governamental Themis: Gênero, Justiça e Direitos Humanos e com a Universidade de Cabo Verde.

04/12/2018 – Roda de conversa: Formas de enfrentar o feminicídio negro

As Promotoras Legais Populares do bairro Cruzeiro e a  Themis Promovem uma roda de conversa na Associação de Mulheres Solidárias da Grande Cruzeiro (ASMUSOL) (Acesso C, 165, Porto Alegre – RS), sobre feminicídio negro com o grupo de 30 mulheres. O encontro ocorrerá das 18h às 20h.

 

04/12/2018 – Oficina Uma vida sem violência é um direito de todas as mulheres

THEMIS gênero, Justiça e Direitos Humanos, Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), Prefeitura Municipal de Porto Alegre (PMPA) e Associação Cultural de Mulheres Negras (ACMUN) promovem a roda de conversa “Oficina Uma vida sem violência é um direito de todas as mulheres – Enfrentando o racismo na saúde, o sexismo e outras formas de intolerância”. O encontro será na FACTUM (Largo João Amorim de Albuquerque, 60 – Centro Histórico, Porto Alegre – RS, 90010-250) das 13h às 18h. As inscrições podem ser feitas no site www.ceert.org.br.

07/12/2018 – Mutirão de Atendimento da Defensoria Pública do Estado com a participação das Promotoras Legais Populares

THEMIS, Ouvidoria Pública do Estado e Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS), realizarão o Mutirão de Atendimento da Defensoria Pública do Estado com a participação das Promotoras Legais Populares (PLPs) – SIM Cruzeiro.

Na Associação Comunitária Grande Cruzeiro (R. Nossa Senhora do Brasil, no 118, bairro Santa Tereza – Porto Alegre/ RS) o atendimento será dia 07 de  dezembro a partir das 13h30min e se encerrará às 17h.

 

*Esta publicação pode ser atualizada há qualquer momento.


Veja outras notícias

.