Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Jovens Multiplicadoras de Cidadania (JMCs)


O programa de formação de Jovens Multiplicadoras de Cidadania (JMCs) se iniciou em 2003, em um contexto político de intensa disputa entre setores progressistas e conservadores da sociedade civil e de ataques aos espaços cívicos.

Assim, o programa se constituiu com o propósito de promover a formação ativista de jovens mulheres moradoras das periferias, para incidência nas narrativas e nas relações sociais, a fim de promover a superação das desigualdades e fortalecer a agenda feminista e de direitos humanos.

As JMCs recebem formação em áreas como cidadania, comunicação, relações sociais e organização do Estado e da Justiça, com ênfase nos direitos humanos e direitos sexuais e reprodutivos das mulheres. Após a conclusão do curso, passam a multiplicar o conhecimento adquirido em suas redes de atividades e relações (comunidade, escola, redes sociais).

O programa busca fortalecer o protagonismo de mulheres jovens de classes populares, para que elas conheçam, acessem e reflitam sobre a justiça e seus direitos e multipliquem uma cultura ampla de cidadania e direitos humanos.

 

 

.