Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Veja como foi a formatura de nova turma de Jovens Multiplicadoras de Cidadania

Crédito: Rossana Silva/Themis/Divulgação

 

“Abafaram nossa voz, mas esqueceram de que não estamos sós”. Ao som da canção “Pra todas as mulheres”, de Mariana Nolasco, 27 Jovens Multiplicadoras de Cidadania (JMC’s) receberam o diploma de conclusão da formação no Dia Internacional da Juventude, 12 de agosto, na Faculdade de Educação da UFRGS, em Porto Alegre.

A rapper Negra Jaque conduziu a cerimônia para um auditório repleto de amigos e familiares das jovens. Representante do Fundo de População das Nações Unidas, Daniela Florio, falou da importância do curso na trajetória das jovens.

“Para nós é um orgulho, um prazer e uma satisfação saber que conseguimos, com uma ação de fomento a organizações como a Themis, possibilitar que as meninas presentes aqui hoje tenham concluído o curso. Desejo que esse curso seja o primeiro passo de uma caminhada longa para todas. Foi ótimo passar o dia com a Themis e conhecer os passos de ações tão potentes realizadas pela organizaçao”, afirmou Daniela.

Ao saudar as formandas, a vereadora Bruna Rodrigues ressaltou como sua participação no curso de JMC’s foi o primeiro passo de uma trajetória que a levou à Câmara de Vereadores.

“Me tornar, aos 20 anos, uma jovem multiplicadora de cidadania me deu a consistência necessária para hoje olhar para a Câmara e ter muito orgulho de nos representar, de representar vocês, meninas negras. Não é simples ser uma menina negra. É muito complexo ter que enfrentar o racismo e o machismo. Vocês deparam com eles todos os dias, e a passagem por esse curso faz com que vocês consigam enxergá-los”, disse a vereadora.

Mais do que uma formatura, o curso marca o início de uma nova forma de ver e ser no mundo, percebendo os problemas sociais que as jovens mulheres vivem, desta vez, apropriadas do conhecimento e dos recursos necessários para enfrentá-los de forma coletiva. A partir de agora, as 27 jovens começam a etapa de atuação em suas comunidades, exercendo seu protagonismo na defesa de seus direitos, além de ampliar sua capacidade de diálogo intergeracional sobre a agenda de saúde e direitos sexuais e reprodutivos, em especial da agenda do Cairo (CIPD, 1994). 

As alunas do curso também realizaram a leitura de uma carta com as reflexões suscitadas durante a formação. “Ser uma jovem mulher em Porto Alegre é uma luta constante. É ter medo, ficar insegura de estar em lugares e não ser bem recebida, se sentir oprimida sobre o seu corpo e suas escolhas, ser negligenciada e não ter credibilidade, não ter direito ao seu próprio prazer, ser sexualizada mesmo sendo muito jovem, não ser escutada, não ter muitas oportunidades, ser discriminada. Nem adulta, nem criança, mas tem de ser responsável”, diz um trecho da carta.

A mesa de honra da formatura do curso de formação de Jovens Multiplicadoras de Cidadania foi composta pela diretora executiva da Themis, Márcia Soares, pela representante do Fundo de População das Nações Unidas, Daniela Florio, pela vereadora Bruna Rodrigues, pela coordenadora pedagógica do curso de JMC’s, Ceniriani Vargas da Silva, pela vice-diretora da Faced, Aline Cunha, pela representante do Nepac, Letícia Ludovico, e pela vice-presidenta do Conselho Municipal de Direitos Humanos, Marina Dermann, além do presidente do Conselho Municipal de Juventude de Porto Alegre, Helder Felipe da Silva Oliveira.

O curso de formação jurídico-feminista é destinado para jovens moradoras das periferias de Porto Alegre, com idade entre 15 e 20 anos, que desejam fortalecer seu ativismo, além de ampliar seus conhecimentos e sua capacidade de diálogo com seus pares. A formação é uma realização da Themis- Gênero, Justiça e Direitos Humanos em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por meio da Faculdade de Educação (Faced) e o Núcleo de Extensão e Pesquisa Antirracista e Anticapacitista (Neparc), e conta com o apoio do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).


Veja outras notícias

.