Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Themis celebra o Dia Internacional da Mulher com orientação jurídica gratuita às usuárias do metrô

Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos promove uma ação com uma série de serviços para informar mulheres sobre seus direitos. É a 8ª edição da Estação Themis – Pela garantia dos direitos das mulheres, iniciativa que ocorrerá na Estação Mercado do trensurb (Av. Júlio de Castilhos, nº 4 – Centro, Porto Alegre), das 6h30min às 12h. Além de contar com a presença de advogadas da organização, outros parceiros estarão presentes para se somarem à atividade, como Defensoria Pública do Estado (DPE) e Associação Gaúcha dos Advogados Trabalhistas (Agetra). A ação é realizada em parceria com a Trensurb.

Neste ano, a novidade da já tradicional ação será a instalação de quatro diferentes núcleos de atendimento dentro da Estação Mercado. Neles, profissionais especializados atenderão gratuitamente às usuárias que transitam pelo hall de entrada. São eles:

  • Família e Violências – Defensoria Pública do Estado, Themis e advogadas parceiras;
  • Direito Trabalhista – Agetra;
  • Direito Previdenciário – advogadas parceiras;
  • Direito Cível – advogadas parceiras.

Além disso, haverá uma sala reservada e fechada para o acolhimento em casos mais graves de violência. 

A atividade tem como objetivo ocupar os espaços públicos, como o transporte urbano, para ampliar as estruturas de acolhimento às meninas e mulheres da Capital e da Região Metropolitana. A atividade também mobilizará Promotoras Legais Populares (PLPs) de diversas regiões da Capital e da Grande Porto Alegre, Jovens Multiplicadoras de Cidadania (JMCs), sócias e sócios e a equipe técnica da organização. 

As ativistas comunitárias estarão disponíveis para  tirar dúvidas sobre direitos das mulheres, Lei do Feminicídio, Lei Maria da Penha, ciclo da violência entre outros temas. Além disso, as usuárias poderão conhecer um pouco mais sobre os programas desenvolvidos pela organização feminista e antirracista de Porto Alegre. 

A escolha da Estação Mercado é estratégica: o local recebe diariamente a circulação de milhares de pessoas, moradoras de Porto Alegre e da Região Metropolitana. “Para a Themis, é fundamental ir até as mulheres, na tentativa de promover um maior acesso aos direitos e à Justiça. Costumo dizer que nenhuma mulher procurará um direito que não sabe que tem. Por isso, é tão fundamental estar presente e realizar ações como essa da Estação Mercado”, afirma Márcia Soares, advogada e diretora executiva da Themis. 

O 8 de março deste ano coincide com o aniversário de 31 anos da Themis. São mais de três décadas de atuação na promoção de uma rede de apoio e enfrentamento para compartilhar, elucidar e defender os direitos fundamentais das mulheres. Desde a sua criação, a organização feminista e antirracista desenvolveu programas de formação de PLPs, trabalhadoras domésticas e JMCs, participou do consórcio de organizações que debateu e propôs a Lei Maria da Penha, bem como atuou junto a organizações que lutam pelos direitos das trabalhadoras domésticas entre outros projetos.

Fique por dentro
Evento: Estação Themis 2024 – Pela garantia dos direitos das Mulheres, com atendimento jurídico gratuito
Data: 8 de março, sexta-feira
Horário: das 6h30min às 12h
Local: Estação Mercado do trensurb, Centro Histórico, Porto Alegre  (Av. Júlio de Castilhos, nº 4 – Centro, Porto Alegre)

 


Veja outras notícias

.