Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Themis dá início ao Curso para Promotoras Legais Populares: Atuação em Emergências Climáticas

Quarenta e oito mulheres que desempenharam um papel fundamental em seus territórios durante as enchentes de maio no Rio Grande do Sul estiveram reunidas em Porto Alegre no último fim de semana (30/08 e 31/08) para participar da primeira aula do Curso para Promotoras Legais Populares: Atuação em Emergências Climáticas.

A formação é uma resposta direta da Themis à devastadora emergência climática que atingiu o Rio Grande do Sul em maio e junho. Além de Porto Alegre, as alunas são provenientes de Canoas, Guaíba, Alvorada, São Leopoldo, Passo Fundo, Caxias do Sul e Pelotas. Até 14 de dezembro, elas percorrerão um caminho prático para a justiça climática e construirão um protocolo de ação adaptado à realidade e às vivências das participantes. O curso também é realizado pela equipe da Themis, que também vivenciou a crise climática pela primeira vez.


A importância da ação das mulheres durante a enchente foi ressaltada pela diretora-executiva da Themis, Márcia Soares, na abertura oficial, realizada na sede da Defensoria Pública do Estado. Ela explicou que o poder público estadual, federal e municipal não agiram com a rapidez necessária e que foram Promotoras Legais Populares (PLPs), Jovens Multiplicadoras de Cidadania (JMCs) e lideranças comunitárias que puderam identificar as mulheres que precisavam de ajuda, acolhê-las e mitigar os impactos da crise na vida de cada uma.


“É por isso que estamos aqui. A Themis traz este curso de formação para mulheres que já são lideranças comunitárias para que a gente consiga, juntas, construir um protocolo de atuação que seja efetivo para esses momentos no Rio Grande do Sul, para que a gente possa atuar mais ordenadamente e em mais segurança”, explicou. 

Na sexta-feira (30;08), a historiadora Maria da Glória Koop realizou a aula inaugural, que contextualizou o histórico de como se chegou ao desastre climático em maio de 2024. No sábado, houve trocas de experiência entre as alunas, com condução da Clínica Feminista Antirracista Interseccional da UFRGS. 

O curso é desenvolvido pela Themis com apoio do Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul, Care, Igual Valor, Iguais Direitos, Womanity, Instituto Ibirapitanga, Cummins, Global Fund for Women, Fundação Ford, UniRitter e Defensoria Pública do RS.

Veja os depoimentos dos participantes da mesa de abertura:

Rodrigo de Medeiros Silva, Ouvidor-Geral da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul
“As últimas crises que tivemos, de pandemia e emergência climática, nos mostraram duas coisas. Uma é que precisamos de políticas públicas e de instituições fortes e valorizadas. A outra é a importância dos movimentos sociais. A organização e a articulação da Themis fazem toda a diferença. A gente vê o trabalho das PLPs, a gente vê o trabalho da Themis junto às organizações de direitos humanos, e isso é de suma importância.” 


Paula Granetto, defensora pública, dirigente do Núcleo de Defesa da Mulher.
“Não conseguiríamos ter um resultado tão positivo em crises como essa se não existissem organizações como a Themis. É uma honra para a Defensoria Pública receber vocês aqui, e especialmente essas mulheres que são as que vão ajudar na nossa transformação social. Sem elas, a gente não vai conseguir mudar os padrões culturais enraizados. Vocês são fundamentais para essa mudança social que a gente precisa.”

Matheus Gomes, deputado estadual
“Reconheço o esforço da Themis nas últimas três décadas em democratizar e humanizar o nosso país através da luta pela autonomia das mulheres. Valorizo muito essa possibilidade hoje de fazer essa troca aqui com vocês. Estive perto da equipe da Themis no primeiro momento da crise climática em Porto Alegre, quando na associação do condomínio Princesa Isabel se instalou uma cozinha solidária que produziu centenas de marmitas. Tenho certeza de que todas vocês aqui, enquanto lideranças, cumpriram um papel de destaque nas ações de ajuda humanitária, de solidariedade.”


Veja outras notícias

.