Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Promotoras Legais Populares são destaque de exposição no Memorial da Resistência de São Paulo

O programa de Promotoras Legais Populares, desenvolvido com pioneirismo no Brasil pela Themis e pela União de Mulheres de São Paulo, é destaque da exposição Mulheres em Luta! Arquivos de memória política, que permanece aberta à visitação até o dia 28 de julho, no Memorial da Resistência de São Paulo. A entrada é gratuita.

As Promotoras Legais Populares estão presentes na mostra para exemplificar como a militância das mulheres por direitos ganhou força a partir da década de 1970. Os visitantes poderão conhecer materiais de formação dos cursos de PLPs, registros históricos, textos e um mapa com as mais de 40 cidades de São Paulo onde há PLPs atuantes. O conteúdo é disponibilizado em colaboração com a União de Mulheres de São Paulo. Em 2024, a entidade celebra os 30 anos da realização de seu primeiro curso de PLPs. Até agora, 27 turmas já foram formadas.

“As Promotoras Legais Populares estão em diversos lugares, mas ainda há muitos espaços que defendem a democracia e os direitos humanos que não as conhecem. Isso acontece porque o Brasil é um país de movimentos populares desarticulados ou porque o país é grande e tem muitos problemas a serem enfrentados. Então, é extremamente importante que se tenha essa exposição”, afirma a fundadora e presidenta honorária da União de Mulheres de São Paulo, Amelinha Teles.

A mostra tem como fio condutor o acervo de história oral do Memorial da Resistência que compõe o programa Coleta Regular de Testemunhos, com depoimentos de mulheres que vivenciaram a violência de Estado no período da Ditadura Civil-Militar (1964-1985) e na Democracia.

Confira o depoimento de Amelinha Teles sobre a história das PLPs no Brasil:

Em 1992, participamos de um encontro em Santos pelo enfrentamento à violência contra as mulheres e o reconhecimento dos direitos humanos das mulheres. Participaram mulheres do Brasil todo, e ficou muito presente a necessidade de acessar mais conhecimento e unificar as experiências, pois não havia um repertório homogêneo nesse campo. Logo depois, participamos de um encontro do Comitê Latino-americano de Defesa dos Direitos da Mulher (Cladem) com experiências de vários países da América Latina e do Caribe. Lá estava a Denise Dora, da Themis, e decidimos trazer para o Brasil a formação de Promotoras Legais Populares. A Themis, para Porto Alegre, e nós, para São Paulo. Em 1993, viajei a Porto Alegre para acompanhar o início do primeiro curso de formação de PLPs realizado pela Themis na periferia da cidade. Em 1994, fizemos o seminário nacional de introdução ao projeto de Promotoras Legais Populares, com a participação de 35 lideranças de todo o Brasil, para organizar o conteúdo, a metodologia e a dinâmica do trabalho. A Themis deu uma contribuição enorme, assim como outras advogadas feministas de São Paulo. Esse seminário deu um norte, a partir daí, não paramos mais. Temos uma ligação forte com a Themis. É impressionante. São tantas mulheres que falam ‘eu mudei minha vida depois que me tornei PLP’ que eu fico, às vezes, impressionada.” 

Saiba mais:
O que: Exposição “Mulheres em Luta! Arquivos de memória política”
Onde: Largo General Osório, 66, Santa Ifigênia, São Paulo,
Data: até  28 de julho de 2024, Aberto de quarta a segunda das 10h às 18h. Fechado às terças.


Veja outras notícias

.