Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Segunda turma do projeo Fla Sim Pa Mudjer forma 30 Mulheres Multiplicadoras de Cidadania em Cabo Verde

A formatura da segunda turma do Curso Mulheres Multiplicadoras da Cidadania, do projeto “Fla Sim pa Mudjer”, ocorreu no último 18 de setembro em Santa Cruz, Cabo Verde. A iniciativa é da Themis e da Associação Cabo-verdiana de Luta Contra a Violência Baseada no Género (ACLCVBG), com financiamento da Fundação Womanity. 

O projeto tem o objetivo de prevenir e combater a violência de gênero, promover a igualdade de gênero e empoderar mulheres líderes comunitárias, promovendo o exercício da cidadania e o acesso à justiça. Ao longo da formação, as participantes receberam conhecimento sobre os seus direitos, sobre a importância do acesso à justiça e, sobretudo, sobre o seu poder de transformar as suas comunidades e a nossa sociedade. A metodologia do curso é baseado no programa de formação de Promotoras Legais Populares (PLPs), criado pela Themis em 1993.

A cerimónia de encerramento contou com a presença da diretora executiva da Themis, Márcia Soares e da presidente da Associação Cabo-verdiana da luta contra VBG, Vicenta Fernandes. A CO CEO da Womanity, Laura Samoggi, participou de forma online.

O projeto “Fla Sim pa Mudjer” foi desenvolvido após a Themis vencer a quarta edição do Prêmio Womanity, que examinou centenas de programas inovadores para prevenir a violência doméstica contra meninas e mulheres, possíveis de serem adaptados em diferentes países do sul global. Nos próximos meses, Mulheres Multiplicadoras de Cidadania formadas em Cabo Verde visitarão Porto Alegre para conhecer a atuação da Themis e das Promotoras Legais Populares (PLPs).


Veja outras notícias

.