Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Relatório de atividades de 2020: conheça as ações, as parcerias e o programa de ajuda humanitária Themis durante a pandemia

O ano de 2020 foi desafiador com a pandemia da Covid-19. A crise sanitária, decretada em março de 2020 no Brasil impactou as pessoas mais vulneráveis, como as trabalhadoras domésticas, Promotoras Legais Populares (PLPs) e mulheres em situação de violência, grupos atendidos pela Themis. Entendendo a urgência do momento, a Themis se dedicou integralmente para se adaptar à nova realidade e oferecer soluções para enfrentar a crise e as demandas que aumentaram.

A criação do programa de ajuda humanitária foi decisiva, ocupando espaço central na organização. Só assim foi possível garantir o direito à alimentação, à inclusão digital, à saúde mental e a cursos de capacitação para o trabalho em residências, beneficiando cerca de 900 mulheres. Destas, 597 são trabalhadoras domésticas, 194 são mulheres em situação de violência e 112 são PLPs.

Em meio a todos esses esforços, a Themis também se dedicou a realizar articulação em rede das Promotoras Legais Populares, com a realização do workshop “Desafios de agora e no pós-pandemia entre teoria e prática” e um ciclo de encontros que articularam a rede de atendimento do serviço de aborto legal no interior do Rio Grande do Sul. Todas as atividades do período foram realizadas de maneira online, adaptadas aos novos protocolos exigidos pela Covid-19. Ainda, Themis realizou cinco estudos que resultaram em três publicações bilíngues.

A parceria com a Fenatrad resultou na veiculação, a partir de outubro, da campanha nacional Essenciais São Nossos Direitos, que promoveu uma série de ações para destacar a importância da valorização das trabalhadoras domésticas, categoria mais afetada pela pandemia no Brasil.

Em novembro, o compromisso da Themis com as trabalhadoras domésticas foi reconhecido internacionalmente com o prêmio Equals in Tech Awards, uma das principais premiações do mundo para projetos de tecnologia que reduzem a desigualdade entre homens e mulheres. A organização conquistou a distinção com o  aplicativo Laudelina, desenvolvido em parceria com a Fenatrad, que informa trabalhadoras domésticas sobre os direitos da categoria, possibilitando a criação de redes e a realização de denúncias.

Atenta às possibilidades do uso da tecnologia para favorecer as mulheres atendidas, a Themis desenvolveu, novamente em parceria com a Fenatrad, a formação online #DomésticasComDireitos. A metodologia inédita, de ensino a distância em plataforma de rede social, foi criada de forma a assegurar a qualidade pedagógica das aprendizagens também na ambiência virtual, amparada no construtivismo como base científica.

Em meio às demandas deste ano especialmente difícil, a Themis enfrentou, em 8 de dezembro, uma das notícias mais duras de sua história: a morte de Jane Beatriz da Silva Nunes, mulher negra, mãe, avó, bisavó, servidora pública municipal, Promotora Legal Popular formada pela Themis, ativista reconhecida por sua comunidade e moradora da Grande Cruzeiro. Jane foi morta na porta de sua casa durante ação ilegal da Brigada Militar. A Themis faz o acompanhamento jurídico do caso, e o manifesto #JustiçaporJane é assinado por mais de 300 entidades, movimentos e coletivos.

A Themis convida à leitura integral do relatório de atividades de 2020 com o detalhamento de suas ações e agradece o apoio de todas as pessoas e organizações que auxiliaram as mulheres beneficiárias aqui mencionadas, por meio de parcerias e doações ao programa de ajuda humanitária.

Clique aqui para ler o relatório de atividades de 2020 na íntegra.

Veja outras notícias

.