Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Transporte Público – Themis propõe um debate feminista para tratar da pauta

Dia Internacional de Luta pelo Fim da Violência Contra a Mulher

Dia Internacional de Luta pelo Fim da Violência Contra a Mulher

O período de Comunicações Temático da Câmara de Porto Alegre da última quinta-feira (26) foi alusivo ao Dia Internacional de Luta Contra a Violência sobre a Mulher. A Coordenadora de Projetos da Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, Lívia de Souza, participou da atividade e propôs um debate com os setores feministas da sociedade sobre o transporte público do município.
A representante da Themis iniciou sua fala na tribuna relatando que o retrocesso das políticas públicas para as mulheres é o protagonista do atual cenário do país e do estado. “ Este ano tivemos grandes perdas legislativas e sabemos que necessitamos recuperar esses direitos subtraídos. E também são poucos os avanços, ainda seguimos batalhando pela construção efetiva da rede de atendimento à mulher em situação de violência que segue frágil e não cumprindo seu devido papel”, afirmou.
Lívia de Souza também disse aos parlamentares presentes que o debate do transporte público municipal precisa ouvir as mulheres para a realização de um projeto que acolha as usuárias. “ São inúmeros os relatos de mulheres que sofrem abusos e violações em ônibus, trem, lotações e até mesmo no táxi. O transporte público de Porto Alegre precisa de um debate feminista para executar uma boa prestação de serviço e a Themis está à disposição para esse diálogo”, finalizou a coordenadora.
A mesa foi presidida pelo vereador Paulo Brum e também foi composta pela defensora pública Lísia Mostardeiro e da presidente do conselho municipal do Direito da Mulher Vera Daisy Barcellos da Costa.

Texto: Rita Barchet / Foto: Guilherme Almeida
Assessoria de imprensa
(51) 9829-4609
Twitter: @themis
Facebook.com/Themis

 

 


Veja outras notícias

.