Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Por que defendemos os Direitos Humanos das mulheres?

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, instituída pela ONU, em 10 de dezembro de 1948, defende que todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Entretanto, para que esta premissa se realize é necessário que as desigualdades raciais, socioeconômicas e culturais sejam superadas. E isso inclui a desigualdade estrutural existente entre homens e mulheres.

A plena igualdade de gênero não é realidade em nenhum país no mundo. Apesar da luta histórica do feminismo e dos esforços internacionais, como a inclusão da temática como um dos objetivos na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, construída pela ONU, a sociedade está longe de garantir os direitos fundamentais às mulheres e meninas de todo o mundo.

A necessidade de combater toda forma de desigualdades e discriminações contra mulheres e meninas, que resultam em violência e limitam seu acesso ao trabalho decente, à participação política, à educação e à saúde, é urgente. Por isso, as ações para garantir uma vida plena e livre às mulheres e meninas devem ser realizadas cotidianamente, num esforço de todas e todos para evitar qualquer tipo de retrocesso e seguir avançando no exercício pleno dos direitos humanos.

Lutamos por uma sociedade justa, pacífica e inclusiva, onde as mulheres sejam livres e protagonistas de seus direitos!


Veja outras notícias

.