Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

O que fazer em caso de violência sexual no Carnaval, passo a passo

A gente quer que as gurias saibam essas informações decor e ao mesmo tempo em que nunca precisem usá-las. Leia o passo a passo sobre o que fazer em caso de violência sexual (estrupro) e envie o post para as amigas.

📌 É essencial procurar uma delegacia, preferencialmente a Delegacia da Mulher, nas primeiras 72 horas.
📌 Se possível, não tome banho até chegar à delegacia, para não eliminar vestígios que ajudarão na apuração do fato e na identificação do autor do crime.
📌 Haverá encaminhamento a um serviço de saúde para exames, medicação e procedimentos médicos. O objetivo é prevenir, por exemplo, a contaminação por HIV e outras ISTs.
📌 Mesmo que o prazo de 72 horas já tenha passado, é importante procurar uma delegacia para fazer registro de ocorrência.
📌 Ainda que seja difícil, faça o possível para guarde as roupas que usava no momento em que foi vítima do estupro, sem lavá-las, para ajudar na apuração do fato.
📌 Vítimas de violência sexual grave devem ser conduzidas, antes de tudo, a uma unidade de saúde. O mais rápido possível! Não é necessário o registro de ocorrência para ser atendida. A prioridade é a garantia da segurança e da integridade física da vítima!

A campanha Respeita as gurias na folia é uma ação do Programa Jovens Multiplicadoras de Cidadania, da Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, com apoio do Fundo Canadá e do Fundo de População das Nações Unidas. 


Veja outras notícias

.