Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Jovens Multiplicadoras de Cidadania realizam formação continuada na Casa da Cultura Hip Hop de Esteio

Um grupo de  Jovens Multiplicadoras de Cidadania (JMC’s) realizou uma visita à Casa de Cultura Hip Hop de Esteio, espaço de referência da arte urbana no Estado,  no último 26 de setembro. 

A atividade incluiu uma oficina de grafite como parte da formação continuada das jovens, que nos últimos meses se apropriaram do conhecimento e dos recursos para enfrentar de forma coletiva problemas estruturais vivenciados pelas mulheres da periferia. 

“As JMC’s, após passarem pelo curso de formação da Themis, têm o desafio de pautar diversas questões que atravessam a realidade social das mulheres e das juventudes. Nesta etapa, elas iniciam a atuação nas suas comunidades de origem, multiplicando conhecimentos e propondo reflexões através da realização de oficinas, rodas de conversa e eventos”, explica a coordenadora pedagógica do programa, Ceniriani Vargas da Silva.

Na atividade em Esteio, as JMC’s foram recebidas pelas jovens da Casa da Cultura Hip Hop, incluindo a coordenadora do espaço, Natália Diogo dos Santos.

“Nos sentimos honrados com a visita das jovens. Foi uma troca de saberes muito rica. As meninas são incríveis e foram inspiradoras para a juventude que participa das oficinas na Casa. A proposta do curso de multiplicar cidadania mostra às jovens que não basta se enxergarem cidadãs, mas que é fundamental ajudar outras mulheres a se reconhecerem enquanto cidadãs de direitos”, afirmou Natália.

Realizada pela grafiteira Queen Latina, a oficina de arte teve o objetivo de aproximar as jovens de uma ferramenta que poderá ser utilizada na intervenção em suas comunidades. As JMC’s criaram manifestações de resistência e de empoderamento, mostrando que a arte pode cumprir um papel social.

Para os próximos meses estão previstas novas visitas a centros e locais de fomento da cultura e do protagonismo da juventude, realização de oficinas diversas e uma campanha comunicacional para difundir os direitos das jovens mulheres.
O Programa das Jovens Multiplicadoras de Cidadania é apoiado pelo Fundo de População das Nações Unidas e pelo Fundo Canadá.


Veja outras notícias

.