Jovens Multiplicadoras de Cidadania realizam formação continuada na Casa da Cultura Hip Hop de Esteio
Um grupo de Jovens Multiplicadoras de Cidadania (JMC’s) realizou uma visita à Casa de Cultura Hip Hop de Esteio, espaço de referência da arte urbana no Estado, no último 26 de setembro.
A atividade incluiu uma oficina de grafite como parte da formação continuada das jovens, que nos últimos meses se apropriaram do conhecimento e dos recursos para enfrentar de forma coletiva problemas estruturais vivenciados pelas mulheres da periferia.
“As JMC’s, após passarem pelo curso de formação da Themis, têm o desafio de pautar diversas questões que atravessam a realidade social das mulheres e das juventudes. Nesta etapa, elas iniciam a atuação nas suas comunidades de origem, multiplicando conhecimentos e propondo reflexões através da realização de oficinas, rodas de conversa e eventos”, explica a coordenadora pedagógica do programa, Ceniriani Vargas da Silva.
Na atividade em Esteio, as JMC’s foram recebidas pelas jovens da Casa da Cultura Hip Hop, incluindo a coordenadora do espaço, Natália Diogo dos Santos.
“Nos sentimos honrados com a visita das jovens. Foi uma troca de saberes muito rica. As meninas são incríveis e foram inspiradoras para a juventude que participa das oficinas na Casa. A proposta do curso de multiplicar cidadania mostra às jovens que não basta se enxergarem cidadãs, mas que é fundamental ajudar outras mulheres a se reconhecerem enquanto cidadãs de direitos”, afirmou Natália.
Realizada pela grafiteira Queen Latina, a oficina de arte teve o objetivo de aproximar as jovens de uma ferramenta que poderá ser utilizada na intervenção em suas comunidades. As JMC’s criaram manifestações de resistência e de empoderamento, mostrando que a arte pode cumprir um papel social.
Para os próximos meses estão previstas novas visitas a centros e locais de fomento da cultura e do protagonismo da juventude, realização de oficinas diversas e uma campanha comunicacional para difundir os direitos das jovens mulheres.
O Programa das Jovens Multiplicadoras de Cidadania é apoiado pelo Fundo de População das Nações Unidas e pelo Fundo Canadá.