Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Vereadoras e futuras JMCs participam da aula inaugural da formação na Câmara de Porto Alegre

A noite de 20 de maio foi de compartilhamento de arte, sonhos e expectativas de futuro para as Jovens Multiplicadoras de Cidadania, que participaram da aula inaugural da formação, na Câmara de Porto Alegre, com a presença das vereadoras Bruna Rodrigues e Daiana Santos, da Bancada Negra.

A importância da participação das jovens e das mulheres na política foi reforçada durante a cerimônia, conduzida por Ceniriani Vargas da Silva, a Ni, coordenadora pedagógica do curso – ela mesma uma Jovem Multiplicadora de Cidadania, formada na turma de 2003.

“O curso que se inicia hoje acontece a partir de um histórico de formações de empoderamento legal jurídico-feminista da Themis. Ele curso vai trazer conhecimento a respeito dos direitos, onde encontrá-los e como reivindicá-los. Quando descobrimos que não há limites para o conhecimento, podemos construir o que quisermos, a partir da nossa organização e da nossa formação, somando forças junto a outras jovens e mulheres. Abrimos horizontes não só da nossa trajetória pessoal, mas da transformação da sociedade”, afirmou Ni.

A aula inaugural teve a participação das jovens kaingang Sibele, Ariadiny e Emili, da Lomba do Pinheiro e do Morro do Osso, que leram uma poesia sobre a luta das mulheres indígenas. Em seguida, a conselheira diretora da Themis Virgínia Feix falou sobre a importância do curso para o desenvolvimento do potencial de cada jovem. Nos próximos meses, elas terão acesso ao conhecimento de direitos e da luta de transformação da sociedade. A diretora da Faculdade de Educação da UFRGS (Faced), Liliane Giordani, a representante do Núcleo de Extensão e Pesquisa Antirracista e Anticapacitista (Neparc), Anna Thereza Vargas Graciliano e o conselheiro Helder Oliveira, do Conselho Municipal da Juventude também participaram da cerimônia.

A vereadora Daiana Santos falou sobre a importância do enfrentamento à violência contra meninas. “Olhando para as jovens que estão aqui hoje, eu penso: ‘Que bom que a Themis está ampliando e abrindo novamente as portas para essa meninada que vem cheia de vontade’. Precisamos olhar e falar das mulheres. Nossos corpos precisam ser respeitados, mas também precisamos colocá-los de prontidão”, disse Daiana.

Em seguida, a vereadora Bruna Rodrigues destacou a importância do curso de JMCs para a sua trajetória. “O encontro com a família Themis e a família JMCs foi determinante para que eu olhasse para a política e conseguisse entender o quanto era importante ser uma mulher negra que lutava pelos direitos não só meus, mas de tantas como eu. Sou uma mulher que encontra a política na maternidade. Fui mãe aos 16 anos, e já era mãe quando fiz o curso, enfrentando o dilema e o desafio da maternidade”, lembrou Bruna, que se formou JMC em 2010.

Na sexta-feira (27/5), as 30 jovens entre 15 e 20 anos, moradoras da periferia de Porto Alegre, participam da primeira aula presencial na Faced. O curso é realizado em formato híbrido, com aulas presenciais e virtuais, com certificado da UFRGS para as que concluírem a formação. A formatura está marcada para 12 de agosto, Dia Mundial da Juventude, quando será lançada uma campanha em defesa dos direitos das jovens mulheres.

A 6ª Formação de Jovens Multiplicadoras de Cidadania é uma realizaçao da Themis em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por meio da Faculdade de Educação (Faced) e Núcleo de Extensão e Pesquisa Antirracista e Anticapacitista (Neparc), e apoio do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

Fotos: Lucas Leffa/Gabinete da Vereadora Laura Sito


Veja outras notícias

.