JMCs participam de oficinas de audiovisual
Conexão com as redes sociais por meio de publicações em áudios e vídeos é um dos trunfos das Jovens Multiplicadoras de Cidadania (JMCs) para acessarem outros e outras jovens como elas. Para aperfeiçoarem ainda mais a comunicação, as ativistas realizaram duas formações em fevereiro: uma de edição de vídeo e outra de áudio.
As jovens formadas pela Themis estão em processo de formação continuada, por isso realizam capacitações de forma periódica. Na oficina de audiovisual a partir de dispositivos móveis, realizada em parceria com o Projeto Câmera Causa, aprenderam com a facilitadora Elizabeth Thiel várias formas de captação de imagens, produção e edição de vídeos, no próprio aparelho celular.
Já a oficina de rádio web, com a jornalista e educomunicadora Clarinha Glock, foi realizada em duas etapas nas quais as jovens debateram sobre leitura crítica dos meios de comunicação e aprenderam técnicas e estilos de comunicação, uso de softwares e equipamentos de edição de áudios. A Themis possui uma estrutura de rádio móvel de um projeto anterior realizado com as Promotoras Legais Populares e que poderá ser também utilizado futuramente pelas jovens.
“Por meio das oficinas, as JMCs darão continuidade à ação de disseminação de informações sobre direitos e de engajamento da juventude por meio das redes sociais, além da divulgação de seus projetos e suas ações”, pontua a coordenadora pedagógica do curso de JMCs, Ceniriani Vargas da Silva, a Ni.
July da Silva Ferreira participou da formação e, a partir de agora, entende que tem mais subsídios para atuar nas redes sociais.
“Pude aperfeiçoar meus conhecimentos, aprendi novos métodos de publicação, e isso vai melhorar o conteúdo das redes”, planeja a jovem.
O Programa das Jovens Multiplicadoras de Cidadania é apoiado pelo Fundo de População das Nações Unidas e pelo Fundo Canadá.
Veja fotos da atividade: