Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

JMC’s e PLPs visitam o Centro da Juventude da Lomba do Pinheiro

A tarde da última quinta-feira (22/9) foi de diálogo e troca de experiências entre Jovens Multiplicadoras de Cidadania (JMC’s), Promotoras Legais Populares (PLPs) e  jovens multiplicadores do POD – Programa de Oportunidades e Direitos. O encontro ocorreu no Centro da Juventude Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, gerido pelo Centro de Promoção da Criança e do Adolescente São Francisco de Assis – CPCA.

Além de apresentar o trabalho da Themis, o encontro foi importante para desconstruir falsas narrativas popularmente disseminadas em relação ao feminismo e explicar sobre a luta histórica das mulheres por direitos, além de abordar a importância da participação dos jovens homens na discussão para a prevenção das violências contra as mulheres. As PLPs participaram informando sobre o funcionamento do SIM (Serviço de Informação a Mulheres) do bairro.

O encontro é parte da atuação estratégica das JMC’s em suas comunidades e marca o início da parceria da Themis com o Centro da Juventude da Lomba do Pinheiro. O objetivo é realizar nos próximos meses rodas de conversa sobre direitos sexuais e reprodutivos e violências contra as mulheres. Também está sendo planejado um evento com oficinas práticas de grafite como forma de envolver a comunidade no enfrentamento a essas violências por meio da arte. 

“Assim como as JMCs, os jovens do POD passam por processo de formação e, no final, constroem propostas de atuação comunitária. A ideia é somar forças na formação da juventude e na multiplicação desses conhecimentos para a garantia e a defesa do acesso aos direitos das mulheres, das juventudes, dos direitos sexuais e reprodutivos e combate ao racismo”, explica Ceniriani Vargas da Silva, coordenadora pedagógica do Programa de Jovens Multiplicadoras de Cidadania.

A formatura da turma, no dia 12 de agosto, foi o início de uma nova forma de ver e ser no mundo para 27 jovens, que nos últimos meses se apropriaram do conhecimento e dos recursos para enfrentar de forma coletiva problemas estruturais vivenciados pelas mulheres da periferia. Para os próximos meses estão previstas novas visitas a centros e locais de fomento da cultura e do protagonismo da juventude, realização de oficinas diversas e uma campanha comunicacional para difundir os direitos das jovens mulheres.

O Programa das Jovens Multiplicadoras de Cidadania é apoiado pelo Fundo de População das Nações Unidas e pelo Fundo Canadá.


Veja outras notícias

.