Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

JMCs e PLPs marcam presença no Fórum Social das Periferias de Porto Alegre 

Espaços de voz a coletivos e cidadãos periféricos. Essa foi a proposta do I Fórum Social das Periferias de Porto Alegre (FSPPA), que contou com participação de Promotoras Legais Populares (PLPs) e Jovens Promotoras de Cidadania (JMCs) formadas pela Themis.

O encontro, que ocorreu no início do mês de Maio em diversos bairros periféricos da Capital, entre eles Morro Santana e Bom Jesus, buscou chamar a atenção do Poder Público para a situação das comunidades periféricas. 

Crédito: Pedro Neves, Brasil de Fato

A JMC Hellen Fonseca participou do encontro e atuou como facilitadora da roda de conversa “Desafios da Juventude das Periferias”, na Escola Municipal José Mariano Beck. “Tive a oportunidade de escutar e conversar com os jovens da Bom Jesus, falar sobre dificuldades, preconceitos e necessidades que nós, mulheres, jovens, negros e periféricos, passamos. Também conversamos sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’S), fizemos a distribuição de preservativos e falamos sobre a sua importância. Além disso, foi abordado o ciclo de violência e como ele os afeta,  a herança de relacionamentos abusivos e como a nova geração pretende quebrar esse ciclo de ódio e violência”, relata.

Hellen também esteve presente em uma segunda roda, desta vez sobre “As lutas das Mulheres das Periferias”, realizada em parceria com as PLPs e o Movimento Nacional de Luta pela Moradia. Na oportunidade, conversou com mulheres do Morro Santana e ouviu sobre suas vivências e lutas para transformar seus bairros. 

O evento foi organizado por movimentos culturais e sociais, associações, coletivos, cooperativas e cidadãos da periferia da Capital. A articulação se deu por meio de grupos de trabalho focados nos diferentes eixos temáticos que permeiam as discussões sobre temas que afetam diretamente a qualidade de vida da população.


Veja outras notícias

.