https://themis.org.br

Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

PLPs, JMCs e trabalhadoras domésticas participam de oficina com a multiartista Deborah Finocchiaro

A partir do mês de julho, Jovens Multiplicadoras de Cidadania (JMCs) e  Trabalhadoras Domésticas da rede da Themis e participarão da oficina “Mulheres, Fases e Faces”, uma vivência sensível e transformadora conduzida pela multiartista Deborah Finocchiaro, pela atriz Arlete Cunha e pela cantora Andrea Cavalheiro.

As atividades serão realizadas na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, e têm como objetivo valorizar as diferentes fases da vida da mulher, estimulando o autodesenvolvimento, a confiança, a expressão e o acolhimento. Serão três turmas, uma voltada a cada público. As participantes terão a oportunidade de refletir sobre seus próprios ciclos, identificar suas potências e renovar suas perspectivas com mais entusiasmo, atitude e aceitação.

A oficina é uma contrapartida cultural pela Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos ser patrocinadora da peça “Confessionário – Relatos de Casa”, uma montagem teatral impactante sobre violência doméstica e de gênero, baseada em relatos reais. A obra é uma extensão da websérie homônima, criada durante a pandemia pela Companhia de Solos & Bem Acompanhados, com direção de Luiz Alberto Cassol e Deborah Finocchiaro.

Com quatro temporadas e 30 episódios, todos disponíveis no canal do projeto no YouTube (youtube.com/confessionario) com recursos de audiodescrição, Libras e legendas, a iniciativa tem se destacado pela abordagem sensível e mobilizadora, que incentiva mulheres a romperem o silêncio e denunciarem situações de abuso e violência.

Ao reunir mulheres de diferentes trajetórias em uma experiência de escuta, arte e fortalecimento, a oficina “Mulheres, Fases e Faces” reforça o compromisso da Themis com o empoderamento feminino, a justiça social e o enfrentamento das violências de gênero.

De acordo com Deborah Finocchiaro, o objetivo das oficinas de teatro é humanizar as relações e promover outras perspectivas para lidar com o corpo e com o espírito. “Os exercícios de teatro promovem sempre uma abertura para perceber as infinitas possibilidades de se expressar. É um trabalho lúdico que promove a espontaneidade, a criatividade e o riso. Abordamos as diferentes fases das mulheres. Ele sempre expande a compreensão ligada a nós mesmas, ao autoconhecimento”


Veja outras notícias

')