Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Themis convida para atividade sobre justiça de gênero no Fórum Social das Resistências

A Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos realizará uma atividade sobre justiça de gênero no Fórum Social das Resistências, eixo do Fórum Social Mundial que ocorrerá em Porto Alegre nesta semana. Na quinta-feira (28/4), às 14h, a organização apresentará a pesquisa “Justiça de gênero durante e além da crise da Covid-19: respostas institucionais à violência de gênero e o papel dos grupos de empoderamento legal“, realizada junto a organizações da Rede de Empoderamento Legal da América Latina, Europa Oriental, África e Ásia.

Juntas, 19 organizações de base no campo da justiça documentaram e analisaram as experiências de atores de empoderamento legal que trabalharam no enfrentamento à violência de gênero durante a epidemia de Covid-19. A atividade no fórum será dividida em dois momentos. O primeiro será de apresentação das principais experiências internacionais sobre respostas institucionais e da sociedade civil de enfrentamento à violência de gênero durante a pandemia. Depois, será realizada uma discussão sobre as experiências brasileiras, com a apresentação de relatos de Promotoras Legais Populares (PLPs) de Porto Alegre e Região Metropolitana e da Rede Nacional de PLPs (São Paulo). 

“As medidas tomadas para conter a epidemia da Covid-19 levaram a um aumento da violência de gênero em todo o mundo. À medida que os governos passaram a limitar, suspender ou digitalizar serviços vitais de apoio às vítimas, as organizações da sociedade civil – e, em particular, os grupos de base de empoderamento legal – encontraram novas maneiras de ajudar as mulheres a buscarem segurança e justiça”, explica a diretora-executiva da Themis, Márcia Soares.

Assista ao vídeo do projeto:

Criado em Porto Alegre em 2001 para denunciar um modelo econômico que precariza a vida humana em nome do lucro, o Fórum Social Mundial realizou edições em diversos países e retorna nesta semana à capital gaúcha como um preparativo para o evento que será realizado no México, no início de maio.


Veja outras notícias

.