Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Documentário mostra achados da primeira fase do projeto Mulheres, Dignidade e Trabalho

Em dezembro, chegou ao fim a primeira fase do projeto Mulheres, Dignidade e Trabalho, do qual participaram trabalhadoras domésticas remuneradas de Brasil, Equador e Colômbia. No país, Themis e Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) estiveram à frente do projeto, que capacitou mais de 600 trabalhadoras domésticas pelo curso #DomésticasComDireitos – uma ação prevista dentro dos resultados do projeto de criar uma Escola de Formação de Habilidades para a Vida e o Cuidado que ofereça às profissionais a possibilidade de qualificar seu trabalho e adquirirem noções de direitos e cidadania.

Vídeo relata a experiência do projeto em três países. Crédito foto: reprodução

No encerramento desta primeira fase, um vídeo envolvendo os três países participantes aborda os principais achados do projeto, que tem parceria com a Associação Francesa de Desenvolvimento (AFD), com a Fundación Bien Humano (Colômbia) e com a CARE International.

 

Confira o vídeo aqui.

 

“Agradeço o compromisso e o trabalho em equipe, que nos permitiu chegar ao final da primeira fase do projeto Mulheres, Dignidade e Trabalho alcançando o que foi proposto nos quatro resultados, superando as metas estabelecidas. Foram três anos de aprendizado e trabalho conjunto, novos desafios estão chegando e estou certa de que serão enfrentados com a força que caracteriza suas ações”, destaca Nubia Zambrano Mendoza, coordenadora regional do Projeto Mulheres, Dignidade e Trabalho – AFD. 

A coordenadora da área de Trabalho Doméstico da Themis, Jéssica Miranda Pinheiro, aponta que a consolidação de boas parcerias foi fundamental para superar os desafios iniciais e permanece como um dos principais legados do projeto.

“Podemos destacar a parceria orgânica na co-execução, com a Fenatrad e os sindicatos, e a parceria estabelecida com o Sistema de Justiça, especialmente o Ministério Público do Trabalho nacionalmente e nos estados do Rio do Janeiro e Rio Grande do Sul. Estas alianças foram fundamentais para potencializar o alcance das ações e gerar impactos relevantes na vida das trabalhadoras domésticas”, explica Jéssica. Recentemente, a marca de produtos de limpeza Veja também se juntou aos parceiros do projeto.

 

 


Veja outras notícias

.