Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Veja como foi a formatura do curso de Mulheres Multiplicadoras da Cidadania em Cabo Verde

Crédito: ACLCVBG

O sábado (28) foi de festa e empoderamento para 34 mulheres de Cabo Verde. Após cinco meses de estudo e dedicação, estudantes receberam o certificado de conclusão do curso Mulheres Multiplicadoras da Cidadania, no âmbito do projeto “Fla Sim Pa Mudjer”, realizado por uma parceria entre a Themis e a Associação Caboverdiana de Luta Contra a Violência Baseada em Gênero (@aclcvbg), com financiamento da Womanity Foundation (@womanityfoundation).

“Foi muito importante a realização deste curso, tendo em vista que, em Cabo Verde, a incidência da violência baseada em gênero é muito elevada, sobretudo nas mulheres (uma em cada 10 mulheres são vítimas). Empoderar as mulheres a terem conhecimento sobre aspectos legais para reivindicar e ter acesso a direitos, como saúde, educação e Justiça, auxilia para que tenham melhores condições de vida. Não só para elas, mas para as comunidades onde vivem, jpa que, com o conhecimento adquirido, passam a apoia outras mulheres no conhecimento e no acesso a bens e serviços”, afirma Nair Tavares, coordenadora do projeto “Fla Sim Pa Mudjer”.

A conclusão do curso contou com um plano de ação comunitária, que prevê uma série de atividades em escolas e entidades religiosas e esportivas. “A ideia é que essas ativistas, munidas de novos conhecimentos, levem informações ao maior número de pessoas possível. Elas estão muito motivadas a trabalharem em suas comunidades”, completa Nair. 

Com a formação, as ativistas comunitárias estão aptas a melhorar o exercício da cidadania, o acesso à justiça e a prevenir situações de violência em suas comunidades. Virgínia Feix, conselheira diretora da Themis, explica que a formatura é um momento fundamental no processo de formação de pessoas.

“Representa a passagem para uma nova etapa e, no caso da Metodologia Themis de Acesso à Justiça, recebe um olhar muito especial. Isso porque a formatura abre as portas para a atuação comunitária, com ferramentas básicas para transformar a realidade pessoal das comunidades onde atuam e dos segmentos que representam enquanto lideranças e ativistas sociais”, pontua.

Para Virgínia, a parceria intercontinental com ACLCVBG foi desafiadora, porém selou a convicção inicial de que era uma ação possível e necessária: “Compartilhar a Metodologia Themis de Acesso à Justiça  para empoderamento legal de mulheres é uma exigência para ampliação do impacto dos movimentos feministas do Sul (afrolatinoamericanos) na afirmação dos direitos das mulheres e seu acesso à Justiça”.

Durante o curso, que teve a metodologia baseada na formação de Promotoras Legais Populares (PLPs) – criada em 1993, pela Themis, no Brasil -, as alunas participaram de workshops, atividades de grupo, visitas institucionais aos serviços e órgãos implicados no combate à violência baseada em gênero. O objetivo foi promover o empoderamento legal das mulheres líderes comunitárias e potenciais líderes com conteúdos ligados ao direito, gênero, violência contra a mulher, tipologia da violência, lei da violência baseada em gênero, a rede de proteção às vítimas da violência baseada no gênero, direito à família, ao trabalho, à saúde sexual e reprodutiva e outros temas.

Veja mais imagens da cerimônia a seguir:


Veja outras notícias

.