Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Veja como foi a ação em comemoração ao Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica

Uma ação de orientação jurídica gratuita a trabalhadoras domésticas na estação Mercado do Trensurb deu início, nesta quinta-feira, à  campanha de lançamento do Laudelina – versão web, uma importante ferramenta para a divulgação dos direitos da categoria que pode ser acessada diretamente no computador ou no navegador do celular.

Desde as 7h da manhã, advogadas da organização e da Associação Gaúcha de Advogados Trabalhistas se revezaram para atender as interessadas, enquanto as Promotoras Legais Populares distribuíram materiais informativos na saída das catracas e outros pontos da estação, onde circulam diariamente milhares de pessoas.

A coordenadora da área de Trabalho Doméstico Remunerado da Themis, Jéssica Miranda Pinheiro, explicou que o local da ação foi escolhido devido à grande circulação de trabalhadoras domésticas que utilizam o transporte público para se dirigir a seus postos de trabalho. Mesmo quem não se desloca pelo Trensurb pôde se beneficiar do serviço, como Matilde Ortiz.

“Eu não passo pela circulação, mas vi a notícia da ação na TV, e vim aqui ser atendida. Foi importante para esclarecer algumas dúvidas que eu tinha. A advogada me informou o que eu tenho direito e o que eu não tenho”, afirmou a trabalhadora, de 43 anos.

Durante a ação, as trabalhadoras domésticas também receberam orientação sobre como usar a nova versão do aplicativo Laudelina. Com um cadastro simples e fácil, é possível acessar na palma da mão informações sobre legislação, salário, contrato, férias e outros benefícios garantidos pela PEC das Domésticas, que completou 10 anos no início de abril.

A nova versão do Laudelina é uma realização da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) e da Themis, com apoio do Ministério Público do Trabalho e em parceria com a Care International e a Cummins, por meio do projeto Movimentos e Tecnologia, para ampliar a divulgação dos direitos da categoria.

Foto: Rossana Silva/Divulgação Themis


Veja outras notícias

.