Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Encontro marca a reativação da Associação das Trabalhadoras Domésticas de Canoas

Uma reunião na tarde do último sábado (14/4) marcou a reativação da Associação de Trabalhadoras Domésticas de Canoas. Uma das trabalhadoras presentes, Dinorá da Silva Nunes, 68 anos, tem longo envolvimento com a luta pelos direitos da categoria. Ela levou ao encontro, no Serviço de Informação à Mulher (SIM) Guajuviras, uma pastinha com os documentos da fundação da primeira associação das trabalhadoras domésticas do município, incluindo atas e carteirinhas de associadas.

A associação, que esteve ativa nos anos 1980 e 1990, foi destaque na mídia da cidade, como mostrou a clipagem reunida por Dinorá do jornal Diário de Canoas, que em 1996 já registrava a mobilização da categoria.

“Nossa luta é antiga, temos história. Estamos esperançosas de que essa nova formação leve adiante a defesa pela valorização do trabalho e os direitos das trabalhadoras domésticas da cidade”, afirmou Dinorá.

Uma das primeiras medidas da associação será a representação no Encontro Regional de Trabalhadoras Domésticas de Pelotas, que ocorre nesta quinta e sexta-feira.

“É um espaço importante para o fortalecimento de espaços de ampliação dos direitos das trabalhadoras domésticas da cidade”, afirmou a assistente de projetos da Área de Trabalho Doméstico Remunerado da Themis, Fabiane Lara dos Santos, que participou da reunião para prestar assistência às trabalhadoras.

As trabalhadoras também participaram de uma oficina sobre o web app Laudelina, que em sua nova versão passa a contar com espaço para vídeos, podcasts, redes de contatos e órgãos de proteção para denunciar o trabalho doméstico análogo à escravidão. A ferramenta é uma realização da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) e da Themis, com apoio do Ministério Público do Trabalho e em parceria com a Care International e a Cummins, por meio do projeto Movimentos e Tecnologia, para ampliar a divulgação dos direitos da categoria.

Crédito das fotos: Carolina Moura


Veja outras notícias

.