Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Trabalhadoras domésticas participam de oficina introdutória sobre Curso de Empoderamento Legal e Alfabetização Digital 

O último sábado (21/09) marcou o início da segunda etapa do curso de Empoderamento Legal e Alfabetização Digital para trabalhadoras domésticas e Promotoras Legais Populares (PLPs). Dezesseis alunas se reuniram na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, para uma oficina introdutória ao curso, realizado pela Themis e pela Fenatrad. 

Nesta edição, dedicada a alunas que já participaram de edições anteriores, haverá um foco ainda maior na transversalização entre as ferramentas de empoderamento legal e a alfabetização digital. As atividades e os eixos temáticos buscam estimular a autonomia e a importância de se organizar politicamente para conhecer, usar e transformar a sociedade por meio do acesso a direitos.

  

A aula inaugural ocorrerá em 16 de outubro, com a participação de uma liderança sindical da Fenatrad. Durante toda a formação, a coletividade será estimulada como premissa do empoderamento legal. As alunas serão estimuladas a praticar a escrita de suas próprias trajetórias. O uso das redes sociais e de aplicativos como o Whatsapp e o Gov.br também serão ensinados e incentivados.

“A oficina de sensibilização foi um reencontro com as alunas, as participantes que fizeram as outras edições e que por muito tempo estavam afastadas por causa do desastre climático. Reencontrá-las, criar essa conexão novamente, poder estar nesse espaço seguro de acolhimento e de informação fez com que a gente resgatasse tudo aquilo que a gente plantou, aquela sementinha que semeamos no início, quando fizemos o primeiro piloto do curso de Alfabetização Digital”, afirmou a assistente de Projetos da Área de Trabalho Doméstico Remunerado, Fabiane Lara dos Santos.

Crédito das fotos: Madylene Barata

 


Veja outras notícias

.