Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Veja como foi o diálogo entre Luz Vidal, trabalhadoras domésticas e Promotoras Legais Populares

Desde seu gabinete no Ministério da Mulher e da Equidade de Gênero do Chile, Luz Vidal reservou um momento da última quarta-feira (27/4) para dialogar com trabalhadoras domésticas do Brasil e da América Latina. Promovida pela Themis e pela Fenatrad em comemoração ao Dia Nacional das Trabalhadoras Domésticas, a atividade online também foi acompanhada pelas integrantes da 18ª turma de formação de Promotoras Legais Populares da Themis.

Durante sua fala, Luz Vidal afirmou que, ainda que atualmente seja a subsecretária do Ministério da Mulher do Chile, sempre definirá a si mesma como uma trabalhadora de casa particular – como são chamadas, no Chile, as trabalhadoras domésticas remuneradas. “Assim como nós, mulheres muito visionárias se uniram para defender os direitos das trabalhadoras domésticas da América Latina, unindo-se a nível latino-americano. As mulheres de distintas entidades que trabalham pela defesa dos direitos das mulheres também devem se unir, para que em nenhum país ocorram violações e retrocessos. No Chile, quando tivemos essa dificuldade, dissemos: ‘nenhum passo atrás! Nos custou muito chegar onde estamos, avançar em direitos, por isso não admitimos nenhum retrocesso”, afirmou Luz Vidal.

 

Além das trabalhadoras domésticas e das PLPs em formação, também estiveram presentes representantes sindicais da categoria na região, como a presidente da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas, Luiza Batista, que expressou a importância deste momento de troca entre Luz e as profissionais e dialogou com a subsecretária chilena sobre a importância de as trabalhadoras domésticas ocuparem postos de tomada de decisões.

O reconhecimento do valor do trabalho doméstico e de cuidados é uma das principais pautas de Luz Vidal como subsecretária do Ministério da Mulher e da Equidade de Gênero. Ex-trabalhadora doméstica e representante sindical da categoria, esteve entre os destaques nas nomeações do presidente Gabriel Boric, cuja formação dos ministérios foi marcada pela diversidade e pela maioria de mulheres. Mais do que um reconhecimento pessoal, o protagonismo de Luz na esfera política chilena é uma inspiração para as lideranças da categoria em outros países da região.

Assista ao diálogo no canal da Themis no YouTube.

 

 


Veja outras notícias

.