Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Themis promove encontro de Promotoras Legais Populares do Rio Grande do Sul

A Themis convida as Promotoras Legais Populares do Rio Grande do Sul para participar do Encontro Estadual das PLPs, na terça-feira, 20 de abril, às 15h. A atividade será realizada online, por meio de aplicativo zoom, por meio do link bit.ly/encontroPLPS.
O objetivo do encontro é conversar sobre a organização das PLPs e a articulação para a participação no Levante Feminista contra o Feminicídio, uma frente feminista nacional para sensibilizar, mobilizar e denunciar a escalada dos feminicídios no Brasil.
O encontro terá a participação da socióloga Sulen Aires Gonçalves, que integra o Levante Feminista contra o Feminicídio, e da diretora executiva e fundadora da Themis Márcia Soares. Em 25 de março, o Levante lançou a campanha Nem Pense em Me Matar, para atingir um público amplo e disseminar a ideia de que a violência contra a mulher é um problema que afeta não só as famílias, mas a sociedade inteira.
Para marcar o lançamento da campanha, PLPs de Porto Alegre articularam a pintura de quatro muros, nos bairros Cruzeiro, Restinga, Jardim Carvalho e Bom Jesus. Artistas das próprias comunidades foram convidados a expressar sua criatividade exaltando a imagem dos girassóis amarelos, símbolo do Levante, que figura como sinal de esperança e celebração da vida.
As Promotoras Legais Populares são lideranças comunitárias capacitadas em noções básicas de Direito, direitos humanos das mulheres, organização do Estado e do Poder Judiciário, dentre outras temáticas pertinentes conforme o contexto do bairro ou região na qual estão inseridas.
Os cursos de formação das Promotoras Legais Populares (PLPs) são ministrados por especialistas voluntários/as de diversas áreas do conhecimento que emprestam suas habilidades e competências em encontros de que privilegiam a interação, o diálogo e a troca de experiências entre facilitadores e alunas. No Brasil, 55 ONGs foram formadas pela metodologia THEMIS nos anos de 1998, 2000, 2003 e 2005.

Veja outras notícias

.