Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Themis participa de Seminário “Trabalho Doméstico-Trabalho Decente” no Rio de Janeiro

A Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos participou do Seminário Estadual do Rio de Janeiro “Trabalho Doméstico-Trabalho Decente”,  entre os dias 06 e 08 de dezembro, na sede do Sindoméstico de Nova Iguaçu. Estiveram presentes os Sindicatos de Trabalhadoras Domésticas do municípios do Rio de Janeiro, Volta Redonda, Nova Iguaçu, Petrópolis e Rio Centro, e contou com a parceria da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), da FITD International Domestic Workers Federation, da CUT-RJ, da CONTRACS, da Solidarity Centre e da CARE Internacional.

O tema central do evento foi ‘Trabalho doméstico, trabalho decente: DIREITOS iguais já! Rumo à Implementação da Convenção 189!” e  teve como objetivo formar e informar as trabalhadoras domésticas sobre os seus direitos. Além de explicar o que consiste a Convenção 189 e como ela se aplica no Brasil. Durante o evento, foi iniciada uma campanha estadual pela efetivação dos direitos e conscientização da categoria.

A mesa de abertura do Seminário, no dia 06 de dezembro, contou com as participações de Marcia Soares, advogada e sócia da Themis; Luiza Batista, presidenta da FENATRAD, Cleide Pinto, presidenta do Sindoméstico Nova Iguaçu; Maria Izabel Monteiro Lourenço, presidenta do Sindoméstico Município do Rio de Janeiro; Lúcia Helena Conceição de Souza, presidenta do Sindoméstico Volta Redonda; Irma Aparecida Marins, presidenta do Sindoméstico de Petrópolis; Lígia Deslandes, representantes da CUT do Rio de Janeiro, e Jane Maria do Rosário Gomes de Sant’Ana, representante da CONTRACS. Na ocasião, foi assinada uma carta de compromisso em apoio à campanha de implementação da Convenção.

No dia 07 de dezembro, foi realizado um debate sobre formação para comparar a situação das diaristas, MEIs e mensalistas e demostrar as faltas de direitos e perdas financeiras quando não se tem a carteira assinada. Além de uma aula de cálculo de uma diária justa e inscrição no INSS, ministradas por Zenilda Venerando (assessora Jurídica STD de São Paulo), e Sílvia Maria Silva Santos, presidenta do STD de São Paulo, Chirlene dos Santos Brito, conselheira fiscal da FENATRAD, e Lúcia Helena Conceição de Souza, presidenta do STD Volta Redonda. Foi realizada também uma Oficina de autoestima e turbante com a psicóloga Gleicy de Oliveira Souza.

No dia 08 de dezembro, as companheiras Nair Jane e Noeli dos Santos, junto com a professora universitária Mary Castro, falaram sobre a história da luta pelos direitos em nível nacional e internacional. A atividade relembrou as grandes etapas na conquista dos direitos da categoria.

Com informações FENATRAD

Dona Francisca, com 98 anos, também participou do evento. Ela foi trabalhadora doméstica e hoje é ativista pelos direitos dessas profissionais.

Assinatura da carta de compromisso de implementação da Convenção 189.

 

 


Veja outras notícias

.