Themis participa de fórum sobre pesquisa em violência sexual, na África do Sul
A coordenadora da área de Enfrentamento às Violências da Themis, Rafaela Caporal, participou do Fórum Iniciativa de Pesquisa sobre Violência Sexual (em inglês, Sexual Violence Research Initiative), na África do Sul. O encontro reuniu especialistas globais, ativistas, acadêmicos e formuladores de políticas para discutir abordagens interseccionais e inovadoras para prevenção e resposta à violência de gênero.
O evento, que ocorreu entre os dias 21 e 25 de outubro de 2024, é um dos mais importantes do mundo sobre combate à violência de gênero, com foco no desenvolvimento de soluções baseadas em evidências para criar políticas mais efetivas. A participação de Rafaela reforça o compromisso da Themis em liderar mudanças significativas e colaborar em ações que combatam desigualdades e promovam justiça social.
Durante o fórum, foram realizadas palestras, apresentações e debates sobre temas como violência sexual, violência doméstica e estratégias de intervenção. Pessoas do mundo todo que pesquisam e trabalham com as questões de enfrentamento e violência de gênero apresentaram os desafios e as soluções para que seja possível identificar semelhanças e diferenças e, assim, poder também voltar com insumos para seus países de origem.
No painel sobre mudança climática e violência, por exemplo, foram apresentadas iniciativas, pesquisas e projetos que abordaram o tema. “Isso permite que a gente entenda como que o mundo está se organizando, para poder também olhar para o que estamos fazendo no Brasil”, explica Rafaela.
A contribuição da Themis, por meio da participação de Rafaela, reforça a relevância do Brasil no cenário global de enfrentamento à violência e desigualdade de gênero. “Pudemos nos inspirar em alguma dessas experiências para potencializar em troca com pessoas e organizações de diferentes países que trabalham com enfrentamento à violência. Isso é fundamental para que a gente consiga olhar para a nossa realidade, olhar para o nosso contexto e construir nossa experiência”, afirma a coordenadora de área.