Themis forma 28 mulheres rurais do Vale do Taquari como Promotoras Legais Populares com foco em crises climáticas
De forma inédita no Vale do Taquari, 28 mulheres rurais concluíram, na última quinta-feira (25/9), o Curso de Promotoras Legais Populares (PLPs) com foco em situações de crise climática. A formatura, realizada no Auditório da Univates, marcou um avanço histórico para a região, que agora conta com lideranças femininas preparadas para enfrentar os desafios trazidos pelos eventos climáticos extremos e fortalecer suas comunidades diante de emergências. O evento foi um momento de celebração coletiva e de afirmação da força das mulheres do Vale do Taquari, reafirmando a convicção de que soluções mais humanas e eficazes para as emergências climáticas dependem do protagonismo feminino.
Promovido pela Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, em parceria com a Universidade do Vale do Taquari (Univates) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag) e apoio da Embaixada dos Países Baixos, o curso iniciou em julho, em formato híbrido. Durante a formação, as participantes receberam capacitação para atuar de forma comunitária e segura em cenários de crise, com foco especial no acolhimento e na proteção de outras mulheres em situações de vulnerabilidade.
O conteúdo programático trouxe temas relacionados à realidade da região, como justiça climática, empoderamento legal, racismo ambiental, violência de gênero, além de serviços públicos e redes de apoio em contextos de emergência. A proposta pedagógica interseccional, que uniu teoria e prática comunitária, possibilitou que as alunas desenvolvessem não apenas conhecimento técnico, mas também estratégias coletivas de cuidado e mobilização.
Esta foi a segunda turma de Promotoras Legais Populares com foco em emergências climáticas promovida pela Themis. A primeira, realizada em março de 2025, capacitou 33 mulheres de diferentes comunidades do Rio Grande do Sul. Com a nova edição, o Vale do Taquari passou a contar com 28 lideranças femininas comprometidas em atuar na linha de frente diante de desastres ambientais e sociais, fortalecendo a autonomia local e o protagonismo das mulheres.
Para a Themis, a formatura representou um marco. Além de destacar a urgência de respostas eficazes à crise climática, simbolizou a potência transformadora das mulheres como agentes de mudança. Cada PLPa formada trouxe consigo não apenas novos conhecimentos, mas também o compromisso de defender direitos, ampliar redes de solidariedade e promover a justiça climática sob a perspectiva de gênero.
A formação de Promotoras Legais Populares: Atuação Comunitária em Crises Climáticas na região do Vale do Taquari foi fundamental para fortalecer as mulheres rurais, garantindo que elas estejam no centro das respostas emergenciais. Essa iniciativa amplia o conhecimento sobre direitos, assegura a importância das políticas públicas e articula as redes nos territórios. Ao integrar justiça de gênero e justiça climática, reafirma-se o compromisso da Themis com a promoção dos direitos humanos das mulheres e a busca de uma sociedade que seja estruturada pela igualdade de gênero”, afirma a coordenadora da área de Enfrentamento às Violências da Themis, Rafaela Caporal.
CONFIRA OS DEPOIMENTOS:
“Esse dia de hoje tem um marco fundamental na vida das mulheres agricultoras por conta de tudo que aconteceu junto da Themis, essa grande parceria que fizemos para poder promover esse curso para que essas mulheres promotoras legais aqui da região do Vale do Taquari possam se sentir importantes dentro da sua casa, da sua propriedade, da sociedade como um todo. Sabemos que esses momentos são de suma importância na vida das agricultoras, por tudo aquilo que elas vivenciam e já vivenciaram ao longo de sua vida.”
Lérida Matilde Pivoto
Diretora e coordenadora da Comissão Estadual de Mulheres da Fetag
“Para a Univates, estar nessa parceria com a Themis e a Fetag para a realização do curso de Promotoras Legais Populares é de uma alegria imensa. Porque é trazer a comunidade para dentro da universidade, também trazer os seus saberes, os seus conhecimentos, fazer essa troca e trabalhar questões que são urgentes, que são necessárias, que têm a ver com a igualdade de gênero, com a emergência climática. É uma parceria, é um trabalho em rede. Então, nós ficamos muito felizes em realizar esse trabalho e em estar nessa parceria e celebrar hoje a formatura dessas mulheres tão potentes, tão poderosas e que têm tanto a fazer nos seus territórios.”
Fernanda Storck
Assessora da Reitoria da Univates
“Foi um curso muito importante, Isso é uma importância para todas as mulheres que participaram. As que não conseguiram participar perderam, porque em cada curso, em cada palestra que a gente vai, a gente sempre aprende. É muito bom, né? E como a gente está à frente de um grupo de mulheres, a gente também precisa estar preparada, né? Sobre violência contra as mulheres, sobre alimentação saudável, sobre climas divergentes como a gente está vivendo agora, Precisamos sempre estar preparados para enfrentar o dia a dia da nossa vida.”
Ana Beatriz Eidelwein
Secretária da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela e coordenadora das Mulheres da Regional Sindical do Vale do Taquari