Themis promove Curso de Promotoras Legais Populares com foco na Crise Climática no Vale do Taquari
A Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, em parceria com a Universidade do Vale do Taquari (Univates) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), promoverá uma nova edição do Curso de Promotoras Legais Populares (PLPs) com foco na atuação em situações de crise climática no Vale do Taquari. A iniciativa é voltada a mulheres do campo vinculadas à Fetag na regional do Vale do Taquari, uma das regiões mais afetadas pelos eventos climáticos no Estado.
Com duração de quatro meses e formato híbrido (atividades presenciais e online), a formação busca capacitar lideranças femininas para que possam atuar de forma comunitária e segura durante crises climáticas. O curso pretende instrumentalizar as participantes para desenvolverem ações coletivas e sensíveis diante dos desafios impostos pelas mudanças no clima, sempre com ênfase na proteção e cuidado com outras mulheres de suas comunidades.
A proposta pedagógica do curso é construída a partir de uma abordagem interseccional, abordando temas como:
- Mudanças climáticas
- Empoderamento legal
- Racismo ambiental
- Violência de gênero
- Serviços públicos e redes de apoio
A formação responde a uma demanda urgente de qualificação de lideranças comunitárias para enfrentamento de desastres e emergências, com foco no fortalecimento da autonomia feminina, no acesso à informação e na ampliação da capacidade de organização local.
As inscrições para o curso estarão abertas até 8 de julho de 2025, por meio do link: bit.ly/cursomulheresvt
Esta será a segunda turma da formação com foco em emergências climáticas promovida pela Themis. Em março deste ano, a organização formou sua primeira turma de lideranças comunitárias em justiça climática, em uma iniciativa pioneira que capacitou 33 mulheres para atuarem em suas comunidades durante situações de emergência.