Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Sofri assédio, e agora? Saiba o que fazer

O assédio é um tipo de violência e a gente espera que cada vez menos gurias tenham de passar por essa  situação traumática. Apesar de campanhas de conscientização como a nossa, o assédio infelizmente ainda ocorre no Carnaval e fora dele.

Dizer não ao assédio é não aceitar mais que mulheres sejam vistas como objetos sexuais passivos, é afirmar que as mulheres podem e devem ter controle sobre seus corpos e sobre a própria sexualidade. 

Caso ocorra situação de assédio com você, em primeiro lugar, não tenha vergonha e não sinta culpa. Você não é responsável pela conduta do abusador! 

Saiba como procurar ajuda!

📌 Solicite ajuda policial ligando 190 de qualquer celular.

📌 Acesse a Delegacia Online da Mulher RS para registrar uma ocorrência online

📌 Procure alguém da organização do evento, com a polícia ou um amigo.

📌 Registre um boletim de ocorrência em uma delegacia, relatando, com detalhes, o fato.

📌 Você pode pedir medidas de proteção e sigilo dos seus dados em uma Delegacia de Defesa da Mulher ou qualquer Delegacia de Polícia.

📌 Importante: guarde provas, como nomes de testemunhas, foto/vídeo do assediador e tudo o que tiver em mãos. Fotografe marcas, vermelhidão da pele ou sinais do abuso (se houver) e guarde roupas com vestígios corporais.

A campanha Respeita as Gurias na Folia é uma ação do Programa Jovens Multiplicadoras de Cidadania (JMCs), da Themis, com parceria da União das Escolas de Samba de Porto Alegre e apoio do Instituto Mattos Filho e do Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul (MPT-RS).

Fonte: Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) e Cartilha 2020 Carnaval #EuDecido (Free Free e Ministério Público do Estado de São Paulo)


Veja outras notícias

.