Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Jovens Multiplicadoras de Cidadania visitam Ambulatório Trans em Porto Alegre

As Jovens Multiplicadoras de Cidadania (JMC’s) formadas pela Themis realizaram uma visita ao Ambulatório Trans de Porto Alegre e participaram de uma roda de conversa com integrantes da equipe. A atividade, realizada em 30 de setembro, é parte da formação continuada das jovens ativistas, que em breve darão início à incidência em seus territórios de atuação.

Vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, o Ambulatório Trans realiza atendimento integral (consulta, exames, harmonização, grupos de convivência, acolhimentos e encaminhamentos) para homens e mulheres trans e travestis moradores de Porto Alegre. O espaço é localizado no Centro de Saúde Santa Marta,  no Centro Histórico.

“A visita ao Ambulatório Trans vem somar mais conhecimentos ao processo de formação das JMC’s na área da saúde da população LGBTQIAP+. O ambulatório é um importante espaço de garantia de direitos da população Trans e esta é uma pauta que as jovens já vem desenvolvendo nas suas intervenções”, afirma a coordenadora pedagógica do programa na Themis, Ceniriani Vargas da Silva.

Para os próximos meses estão previstas novas visitas a centros e locais de fomento da cultura e do protagonismo da juventude, realização de oficinas diversas e uma campanha comunicacional para difundir os direitos das juventudes e das mulheres.

“Foi muito bacana visitar o Ambulatório Trans, um espaço de inclusão e acolhimento e saber que existem pessoas que trabalham para que a felicidade e a liberdade de expressão de outra pessoa sejam garantidas. Sei que não é nada fácil e que a sociedade não pega leve com as pessoas que desejam ser elas mesmas, mas ver pessoas ajudando-as nessa luta é muito gratificante”, contou a JMC Allanis Pyetra da Silva de Moraes, da Lomba do Pinheiro.

O Programa das Jovens Multiplicadoras de Cidadania é apoiado pelo Fundo de População das Nações Unidas e pelo Fundo Canadá.

 


Veja outras notícias

.