Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Resultados do projeto “Articulando Redes” são encaminhados à Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul e às redes locais

A Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos e o Fórum Aborto Legal RS entregaram à Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul o relatório com os resultados do projeto “Articulando redes para ampliar o acesso e qualificar o atendimento de mulheres em situação de aborto legal no SUS”, desenvolvido em 2020 com o apoio da Fundação Luterana de Diaconia (FLD). O documento também foi enviado às redes locais participantes do projeto.

A iniciativa teve o objetivo de articular as redes de atenção às mulheres no interior do Estado, especificamente nas cidades de Caxias do Sul, Canoas e Rio Grande, onde estão localizados hospitais credenciados pelo SUS para a realização de abortamento legal. Ao articular redes, visava garantir o acesso aos serviços a partir da qualificação do atendimento de mulheres e meninas no que diz respeito aos encaminhamentos em rede e, também, por meio da visibilidade ao direito ao aborto legal.

O relatório, que pode ser lido neste link, contém diagnóstico, discussões realizadas ao longo dos encontros, desafios e boas práticas observadas em cada uma das redes de abrangência do projeto. Além dos encontros presenciais, o projeto também produziu o Guia do Aborto Legal e de Cuidado à pessoa em Situação de Violência Sexual e o Vídeo de divulgação do guia, materiais que reúnem informações sobre o acesso ao direito ao aborto legal e os cuidados e garantias de acesso à saúde que todas as pessoas possuem em caso de violência sexual.


Veja outras notícias

.