Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Dia da Consciência Negra: racismo faz com que a violência de gênero se intensifique para as mulheres negras

Neste Dia da Consciência Negra, uma data pensada por ativistas e intelectuais do Rio Grande do Sul e comemorada em todo o Brasil, a Themis celebra a resistência, a organização, a reinvenção e a construção do ativismo da comunidade negra.

Além de reforçar a necessidade do enfrentamento às desigualdades e discriminações para que as mulheres negras possam viver com liberdade e autonomia e ser protagonistas da construção de uma nova sociedade, reforçamos a centralidade das mulheres negras e da comunidade negra para a sociedade brasileira.

No Brasil, o 20 de Novembro também foi escolhido para dar início à campanha dos 21 Dias de Ativismo Contra a Violência Contra as Mulheres. Afinal, o racismo e a questão racial fazem com que a violência de gênero se intensifique para as mulheres negras: 62% das vítimas de feminicídio no país são negras, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

A violência política também é mais dura contra as mulheres negras, assim como as mulheres negras são a maioria das milhões de trabalhadoras domésticas brasileiras – uma profissão que é resquício da escravidão e que foi a última a ter seus direitos trabalhistas reconhecidos.

A Themis promoverá uma série de ações em Porto Alegre e na Região Metropolitana para marcar os 21 Dias de Ativismo Contra a Violência Contra as Mulheres, campanha que se estende até o próximo 10 de Dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Convidamos você a acessar nosso site e redes sociais para acompanhar as ações.

No card, da esquerda para a direita:
– Zumbi dos Palmares, líder quilombola brasileiro
– Angela Davis, ativista e escritora norte-americana
– Sueli Carneiro, filósofa, escritora e ativista do movimento negro brasileiro
– Oliveira Silveira, poeta, ativista e idealizador do 20 de Novembro
– Sojourner Truth, ativista norte-americana dos direitos da mulher

#consciencianegra #feminismonegro #21diasdeativismo #violenciadegenero


Veja outras notícias

.