Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Programa de Jovens Multiplicadoras de Cidadania é reconhecido no 1º Prêmio Fórum Justiça de Direitos Humanos

O programa de Jovens Multiplicadoras de Cidadania (JMCs’), da Themis, recebeu na última terça-feira (13/12) a menção honrosa do 1º Prêmio Fórum Justiça de Direitos Humanos, que visa reconhecer iniciativas desenvolvidas no Rio Grande do Sul. A premiação foi realizada pelo Fórum Justiça do Rio Grande do Sul, com apoio da Procuradoria da República no Rio Grande do Sul, da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RS, da Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares (Renap-RS) e da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD).

A Themis foi representada na cerimônia pela coordenadora da área de Enfrentamento às Violências, Rafaela Caporal, e pela estagiária do programa Jovens Multiplicadoras de Cidadania, Hellen Fonseca, JMC formada na sexta turma do curso, em 2022. Em discurso de agradecimento, Rafaela e Hellen falaram sobre os 20 anos do programa de JMC’s e da importância dele para que possam ter acesso à informação, conhecimento sobre seus direitos e passem a incidir nos espaços de decisão e protagonismo nas questões relacionadas à juventude e fazendo o enfrentamento e a prevenção à violência contra as mulheres.

“Em um contexto em que muitas pessoas não sabem o que são os direitos humanos, o programa de Jovens Multiplicadoras de Cidadania empodera jovens moradoras da periferia sobre seus direitos, mas não só isso. Também dá a elas força e as estimula a perceber que podem entrar em espaços como a universidade pública. Fico muito feliz e orgulhosa de que muitas jovens que passaram pela formação, como eu, depois entraram na universidade”, afirmou a JMC Hellen Fonseca, acadêmica de Direito da UFRGS, que ingressou na universidade pública por cotas.



O programa de formação de Jovens Multiplicadoras de Cidadania (JMCs) formou este ano sua sétima turma. A iniciativa teve início em 2003 e se constituiu com o propósito de promover a formação ativista de jovens mulheres moradoras das periferias, para incidência nas narrativas e nas relações sociais, a fim de promover a superação das desigualdades e fortalecer a agenda feminista e de direitos humanos.
As JMCs recebem formação em áreas como cidadania, comunicação, relações sociais e organização do Estado e da Justiça, com ênfase nos direitos humanos e direitos sexuais e reprodutivos das mulheres. Após a conclusão do curso, passam a multiplicar o conhecimento adquirido em suas redes de atividades e relações (comunidade, escola, redes sociais).

O programa busca fortalecer o protagonismo de mulheres jovens de classes populares, para que elas conheçam, acessem e reflitam sobre a justiça e seus direitos e multipliquem uma cultura ampla de cidadania e direitos humanos.

Crédito das imagens: Comunicação MPF


Veja outras notícias

.