Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Programa de formação de JMC’s é apresentado em feira da Conectas e do Sesc 24 de Maio

O programa de formação de Jovens Multiplicadoras de Cidadania (JMC’s), da Themis, foi uma das 20 iniciativas apresentadas na 7ª Feira de Ideias, no Sesc 24 de maio, em São Paulo, no início de dezembro. O evento foi realizado pelo Sesc e pela Conectas para marcar o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

O programa de JMC’s promove a formação ativista de jovens mulheres moradoras das periferias de Porto Alegre para incidência nas narrativas hegemônicas acerca das relações de gênero, a fim de promover a superação das desigualdades e fortalecer a agenda feminista e de direitos humanos.

Durante dois dias, a coordenadora pedagógica do programa, Ana Paula Arosi, e a JMC Hellen Fonseca dialogaram com as outras iniciativas selecionadas e mostraram as experiências potencializadoras produzidas pelo programa de formação de JMC’s, além de apresentar o projeto à comunidade que circulou pelo local, incluindo professoras, professores e jovens. 

“Muitas pessoas chegaram para conhecer o programa e se encantaram com a proposta. Houve momentos em que estivemos na mesa falando com cinco pessoas ao mesmo tempo, e outras pessoas iam se agregando para conhecer as JMC’s”, diz Ana Paula, que participou da feira ao lado da JMC Hellen Fonseca, formada na sexta turma do curso, estudante cotista de Direito na UFRGS e estagiária da Themis.

 

Uma das atividades de interação entre os projetos participantes da feira foi a criação de propostas para o futuro, onde Ana Paula e outros representantes de organizações como o Instituto Sou da Paz sugeriram notícias de como seria um futuro imaginado coletivamente a partir da manifestação popular.

A JMC Hellen Fonseca também participou da roda de conversa “Alianças antirracistas: pessoas negras e indígenas em diálogo”, com a diretora da Anistia Internacional, Jurema Werneck e com o advogado e ativista Mauricio Terena, da Articulação dos Povos indígenas do Brasil. O diálogo foi mediado pela jornalista Semayat Oliveira, apresentadora do podcast Mano a Mano junto ao rapper Mano Brown, e diretora de conteúdo do site Nós, mulheres da periferia.

“Além de apresentar as JMC’s em outro Estado, pudemos conhecer outros projetos que trabalham com temáticas parecidas às da Themis. Nos demos conta de que estamos lutando pelas mesmas causas, em regiões diferentes. Muitas das pessoas que passaram por ali ficaram interessadas em inscrever filhas, irmãs e sobrinhas no curso de JMC’s ou em uma iniciativa semelhante”, conta a JMC Hellen Fonseca, formada na sexta turma. 


Veja outras notícias

.