Jovens Multiplicadoras de Cidadania participam de formação sobre tuberculose e políticas públicas de saúde
Nos dias 14 e 15 de agosto, sete Jovens Multiplicadoras de Cidadania (JMCs) da Themis (Hellen Fonseca, Larissa Zelaya, Luiza Soares, Suanny Bastos, Júlia da Silva, Kayllane Nunes e Natiele Salvador) participaram da Formação “I am the impact: Soluções Lideradas por Jovens” e do curso “E, aí Juventudes!? Entendendo Conceitos Básicos sobre TB com os jovens”, realizados no Núcleo de Estudos sobre a Prostituição, em Porto Alegre.
A atividade teve como principal pauta a participação da juventude na construção de políticas públicas de saúde, com ênfase no enfrentamento à tuberculose. Os debates destacaram os determinantes sociais da doença e como ela afeta, de forma desigual, grupos vulnerabilizados em razão de raça, gênero e território.
Além de aprofundar conhecimentos sobre a tuberculose – doença curável, mas ainda entre as que mais matam no mundo – as formações também reforçaram a conexão entre saúde e direitos sociais. Para a JMC Hellen Fonseca, a experiência evidenciou como diferentes lutas estão interligadas: “Ao lutar pela eliminação da tuberculose, também vamos debater sobre mobilidade, para pensar no acesso às redes de saúde, no saneamento básico, na alimentação de qualidade, entre outras temáticas que afetam principalmente a periferia”, afirmou.
A iniciativa fez parte da programação da Rede de Juventudes Afetadas pela Tuberculose (Rjat Brasil), que vem realizando formações em diversas capitais, como Brasília, Fortaleza e, agora, Porto Alegre. O projeto integra a estratégia do Ministério da Saúde para a eliminação da tuberculose até 2030.