Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

JMCs participaram de oficina sobre relacionamentos abusivos

As Jovens Multiplicadoras de Cidadania (JMCs) formadas pela Themis participaram de uma oficina sobre relacionamentos abusivos no Centro de Promoção da Criança Adolescente (CPCA), em Porto Alegre, no último dia 24 de agosto.

A atividade abordou o que é violência de gênero e o que adolescentes entendem como relacionamento abusivo, trazendo reflexões de como o tema se conecta com a violência de gênero. A oficina também abriu espaço para um diálogo sobre os tipos de violência de gênero, sobre como as relações abusivas podem estar presentes na adolescência e sobre os sinais de alerta para este tipo de relacionamento.

Em uma dinâmica na parte final da atividade, as jovens explicaram o que elas entenderam a respeito do tema, compartilharam suas histórias e foram incentivadas a escrever sobre o assunto. Elas também trocaram vivências e trajetórias sobre questões como violência sexual, assédio, racismo, dependência emocional.

“Foi muito legal ver como os adolescentes estavam inteirados da temática e interessados a falar sobre isso. E não só as meninas, mas os meninos também. Também foi importante ver como eles têm a compreensão de que qualquer escolha deve ser respeitada. Eles se mostraram participativos e empolgados em aprender e trocar as vivências e trajetórias deles com a gente”, diz a JMC Hellen Fonseca, formada na sexta turma do curso. Hellen, que atualmente é estudante de Direito na UFRGS e estagiária da Themis, facilitou a oficina junto a integrantes da Clínica Feminista Antirracista Interseccional da UFRGS (Clifai).

As JMCs são jovens moradoras de comunidades de Porto Alegre que recebem formação em áreas como cidadania, comunicação, relações sociais e organização do Estado e da Justiça, com ênfase nos direitos humanos e direitos sexuais e reprodutivos das mulheres. Após a conclusão do curso, passam a multiplicar o conhecimento adquirido em suas comunidades e escola, entre amigos e nas redes sociais.


Veja outras notícias

.