Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

PEP x PrEP: as siglas são bem parecidas, mas a diferença é grande!

PEP x PrEP. As siglas são bem parecidas, mas a diferença é grande! No Carnaval e na vida, é importantíssimo se ligar nas medidas preventivas de urgências em caso de sexo desprotegido. 

A PEP é a sigla para Profilaxia Pós-Exposição. Consiste no uso de medicamentos ou imunobiológicos para reduzir o risco de adquirir essas infecções. A PEP é indicada para prevenir o HIV em até 72h depois de uma situação de risco, como a camisinha ter saído, rompido ou não utilizada. Quanto antes iniciar a profilaxia, melhor!

Já a PrEP é a Profilaxia Pré-Exposição. É a prevenção ao vírus antes de uma situação de risco! Sim, antes mesmo do sexo!

Tanto a PEP quanto a PrEP são ofertadas gratuitamente pelo SUS em Porto Alegre! 

Mas, atenção: o uso de preservativo continua sendo fundamental. Além do HIV, ele te protege de outras ISTs e da gravidez indesejada

A campanha “Respeita as Gurias na Folia” é uma ação do Programa Jovens Multiplicadoras de Cidadania, da Themis, com parceria da União das Escolas de Samba de Porto Alegre (UESPA), e apoio do Instituto Mattos Filho e do Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul (MPT-RS).

 

 


Veja outras notícias

.