Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

JMCs participam oficina sobre formação e roteiro de oficinas

Um grupo de Jovens Multiplicadoras de Cidadania formado pela Themis neste ano reuniu-se, em 5 de novembro, para aprender sobre a metodologia a ser empregada nas oficinas que serão realizadas na sequência pelas ativistas.

O encontro, que ocorreu na Casa de Cultura Mario Quintana, no centro de Porto Alegre, faz parte do processo de formação continuada das jovens. Ao longo do sábado, a oficina coordenada pela cientista social e coordenadora do Gapa/RS, Carla Almeida, abordou, especialmente, como se produz um bom roteiro de oficina.

“Sempre acreditei que o futuro é algo que se constrói coletivamente no agora. Compartilhar e colaborar no curso das JMC’S é um privilégio, especialmente neste cenário  marcado por tantos retrocessos no campo dos direitos das meninas e das mulheres. Ampliar o debate sobre o impacto da comunicação e da linguagem nos processos de desigualdades sociais e de gênero é fundamental  e desafiante. A potência dos encontros e das discussões é revigorante e fortalece a minha (nossa!) crença que, por meio de ações engajadas e emancipatórias, é possível construir uma sociedade mais feminista, antirracista e igualitária. Um viva as mina, as mana e as mona!”, afirma Carla.

Créditos: Luiza Castro/Themis

Anna Thereza Vargas Graciliano, uma das participantes do encontro, se surpreendeu ao descobrir como se monta uma oficina.

“Foi incrível participar da atividade. Fez a gente pensar sobre tudo o que vivemos e está vivendo. A Carla apresentou pontos fundamentais para se preparar para uma oficina, algo que eu não imaginava. Por exemplo: como criar um vínculo de início para prender a atenção dos participantes. Aprendi que é preciso saber se comunicar muito bem com as pessoas que tu pretende trabalhar”, pontua.

De acordo com a coordenadora pedagógica do curso de JMCs, Ceniriani Vargas da Silva, a Ni, depois da formação, um dos desafios é aprender a multiplicar o conhecimento.

“Agora, essas jovens vão iniciar o processo de incidência na realização de oficinas nas comunidades e nos territórios de origem, nos centros de juventude, nas escolas, e a ideia é que elas estejam aptas a replicar o que elas têm vivenciado e aprendido a partir do processo de formação da Themis”.

O Programa das Jovens Multiplicadoras de Cidadania é apoiado pelo UNFPA e pelo Fundo Canadá.


Veja outras notícias

.