Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Campanha “Respeita as Gurias na Folia” faz despedida no Porto Seco

Chegou ao fim a campanha “Respeita as Gurias na Folia”. As Jovens Multiplicadoras de Cidadania (JMCs) formadas pela Themis participaram de dezenas de oficinas, formações e eventos, em Porto Alegre e na Região Metropolitana. Sempre com leques informativos em mãos durante as ações públicas, as ativistas alertaram para o combate ao assédio sexual e a prevenção a infeções sexualmente transmissíveis (IST’s) durante o Carnaval.

A última atividade foi na sexta-feira (3), quando as JMCs se juntaram às Promotoras Legais Populares (PLPs) para distribuir preservativos e materiais informativos na dispersão das escolas de samba do Porto Seco. A atividade também fez parte das atividades de 30 anos da Themis e do 8 de Março, data em que se celebra o Dia Internacional da Mulher.

Durante toda a ação no Porto Seco, as jovens foram acompanhadas por Maria Inês Nunes Barcelos, PLP, conselheira tutelar e assistente social. “É uma alegria poder participar junto das jovens de uma ação tão importante, direcionada a outras e outros jovens como elas. É fundamental conscientizar e sensibilizá-los sobre o que é assédio sexual e qual a rede de atendimento, bem como dialogar sobre a importância do uso de preservativo como forma de prevenir ISTs”, afirma a PLP e integrando do grupo Mães pela Diversidade.

A campanha Respeita as Gurias na Folia é uma ação do Programa Jovens Multiplicadoras de Cidadania, da Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, com apoio do Fundo Canadá e do Fundo de População das Nações Unidas.

Veja fotos da ação (Crédito: Janaína Kalsing/Themis)

 

Veja outras notícias

.