Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

JMCs participam de oficina de prevenção a ISTs

Como diz o nome, as Jovens Multiplicadoras de Cidadania têm, entre as suas missões, multiplicar o conhecimento. E é isso que elas se propõe a fazer quando o assunto são Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), já que o tema foi novamente colocado em pauta, desta vez durante a Oficina de Prevenção Combinada. 

Crédito: Themis

O atividade, organizada pela “#NosOtras – Prevenção com Autonomia”, produziu, de forma lúdica e participativa, discussões e conhecimento sobre a importância do diagnóstico precoce, os impactos negativos do estigma e da discriminação e o quanto interfere na adesão aos serviços, tratamento e cuidados em saúde, assim como o levantamento das  dificuldades e potencialidades da prevenção do HIV/AIDS em diferentes regiões da Capital. 

“Quando o assunto é HIV e ISTs, sempre temos muito a aprender. A oficina foi maravilhosa e me ajudou a agregar mais conhecimento no tema, o que possibilita que eu consiga conscientizar e ajudar outras pessoas”, afirma a JMC Julia Beatriz Vidal Nascimento.

Esse tipo de formação é fundamental para as JMCs formadas pela Themis, já que, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que adolescentes e jovens adultos são o grupo que mais contribui para aumentar as estatísticas de ISTs, apesar de representarem apenas um quarto da população sexualmente ativa. Para se ter uma ideia, as maiores taxas de sífilis adquirida – transmitida por meio do contato sexual – são encontradas na faixa etária de 20 a 29 anos.  Porto Alegre é uma das capitais com maior incidência de HIV/AIDS entre jovens. 

“A atividade foi um aprofundamento de uma temática que já vínhamos trabalhando nos encontros de formação da turma de JMCs. Foi super bacana voltar a um tema tão caro para nós, da Themis, e das próprias JMCs”, afirma a coordenadora pedagógica do curso de JMCs, Ceniriani Vargas da Silva, a Ni.

O encontro foi realizado pela Associação de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS RS (APVHA/RS) e pelo Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas do RS (MNCP/RS), com parceria das JMCs e apoio do  “A Hora é Agora”. 

O Programa das Jovens Multiplicadoras de Cidadania é apoiado pelo UNFPA e pelo Fundo Canadá.

Veja fotos da atividade

 


Veja outras notícias

.