Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Assédio queima o filme e dá encrenca. Cara, fica longe desse B.O.!

Esse recado vai especialmente pros guris: passadas de mão, beijos à força e puxões no cabelo não são aceitáveis no Carnaval nem fora dele. Assédio sexual é crime, além de pegar tri mal com as gurias!

Qualquer toque, beijo ou relação sexual precisa ser da vontade da outra pessoa. Se viu que ela não tá afim, não insiste! Quem cruza esses limites se queima com as gurias e desobedece a lei! 

Saca só o B.O:

✋🏾 Desde 2018, assediar alguém nas ruas, bailes, festas, transporte e outros lugares passou a ser crime de importunação sexual e prevê de um a cinco anos de cana.

✋🏾 A importunação sexual ocorre quando uma pessoa “avança o sinal” para satisfazer seu desejo sexual.

✋🏾 Em resumo: o camarada não liga se a outra pessoa não está afim e segue em frente, vacilando feio.

✋🏾 Quer exemplos? Encoxar, fazer cantada pornográfica ou com palavras sexuais, lamber a orelha ou pescoço. Se a pessoa não concordou que tu fizesse isso, é B.O. na certa, amigão!

Esse comportamento abusivo e criminoso pode ser praticado pelas gurias também. Mas a gente tá mandando o recado pros caras porque 45% das mulheres já tiveram o corpo tocado sem seu consentimento em local público*, mas apenas 5% dos homens admitem já ter vacilado feio assim. Entendeu por que a conta não fecha?

Se houver força ou ameaça para a prática do ato  sexual, o crime é mais grave:  estupro, com pena de seis a 10 anos de prisão. Se a pessoa abusada for menor de 14 anos, estiver inconsciente, desacordada ou não puder oferecer resistência, há estupro de vulnerável, com pena de oito a 15 anos de prisão. Quer uma dica? Fica longe desse B.O!

A campanha Respeita as gurias na folia é uma ação do Programa Jovens Multiplicadoras de Cidadania, da Themis, com apoio do Fundo Canadá e do Fundo de População das Nações Unidas.

Fontes: Pesquisa do Ipec e Instituto Patrícia Galvão e Cartilha 2020 Carnaval #EuDecido (Free Free e Ministério Público do Estado de São Paulo)


Veja outras notícias

.