Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Estação Themis: saiba como foi a ação que comemorou os 30 anos da Themis

No dia de seu 30º aniversário, celebrado neste Dia Internacional da Mulher, a Themis proporcionou orientação jurídica e informações sobre direitos a centenas de mulheres que participaram do Estação Themis, em Porto Alegre.

 

A ação, realizada em parceria com o Sindimetrô, reuniu advogadas, Promotoras Legais Populares (PLPs) e Jovens Multiplicadoras de Cidadania (JMCs) na Estação Mercado do Trensurb, onde circulam mais de 100 mil pessoas em dias úteis, de acordo com dados de 2022. As mulheres recebiam panfletos e materiais informativos sobre violência contra a mulher, trabalho doméstico remunerado e os mais diversos direitos.

“A estação Themis começou em 2016 e só parou durante a pandemia. Voltamos agora, neste Dia Internacional da Mulher em que comemoramos 30 anos de atuação, para informar as mulheres sobre os seus direitos”, afirmou a diretora-executiva da Themis, Márcia Soares, no início da ação. 

Durante toda a manhã, PLPs, JMCs e integrantes do Sindimetrô se dividiram em pontos estratégicos para distribuir os folders às mulheres nas saídas das cancelas, a cada chegada do trem, e na entrada da estação. Quem tinha dúvidas ou precisava de mais informações era encaminhada às advogadas, que atendiam gratuitamente em uma banca montada no no saguão da estação. 

A advogada Franciele Marques foi uma das primeiras a se aproximar da banca, em busca de informações sobre a atuação da Themis, cujo trabalho acompanhava à distância desde a faculdade. “É um trabalho importante para que as mulheres tenham acesso à informação e, muitas vezes, deixem de estar numa situação de violência e de privação de direitos que elas nem sabiam que poderiam estar, como no caso da violência psicológica”, afirmou.

“O evento foi marcante também para as integrantes do Sindimetrô. Reunimos mulheres diversas e observamos que uma luta puxa a outra. Ver como as Promotoras Legais Populares acolheram as mulheres que procuraram ajuda me transmitiu muito empoderamento. Também me senti acolhida e essa ação reavivou minha vontade de ir para a luta e motivar as colegas no sindicato”, afirmou a diretora do Sindicato dos Metroviários, Maria Silveira.


Veja outras notícias

.